Mayara Campos - estagiária
Cuiabá foi anunciada pelo Governo Federal como uma das sedes do campeonato sul-americano de futebol, Copa América, e os jogos serão na Arena Pantanal. No local, funciona há quase um ano o Centro de Triagem Covid-19, e mais de 100 pessoas são atendidas diariamente. Para o evento, as atividades serão encerradas 5 horas antes dos jogos.
Assim como nos jogos do campeonato estadual e do Brasileirão, os atendimentos para quem apresenta sintomas leves da covid-19 e procura tratamento não serão suspensos. Não há público presente nas arquibancadas para os jogos.
O secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, afirmou que o Centro de Triagem é isolado do espaço do campo. “É uma operação de 5 horas antes dos jogos a gente interromper as atividades e higienizar todo o espaço”, completou.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o Centro de Triagem Covid-19 atendeu a 172.242 pessoas em mais de 10 meses aberto.
Momento crítico
Com novas cepas circulando pelo continente, o trânsito das seleções, vindos de diversos países é uma preocupação.
O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Júlio Croda, alertou sobre a proteção das vacinas, que ocorre após 14 dias.
“Nós estamos muito próximos do 1º jogo, 11 dias do 1º jogo, a maioria das vacinas requer pelo menos 14 dias da 1ª dose pra ter algum efeito protetor e a Coronavac, 14 dias após 2ª dose. Então é muito temerário qualquer participante ou jogador, que não tenha tomado a vacina, tomar a vacina neste momento para garantir uma certa proteção que só vai ocorrer após 14 dias da vacinação”, explica Júlio.
(Com supervisão de texto do editor-chefe Abraão Ribeiro)
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!