Cuiabá, 22 de Maio de 2024

CIDADES Sábado, 02 de Setembro de 2017, 08:30 - A | A

02 de Setembro de 2017, 08h:30 - A | A

CIDADES / BALANÇO DA SEMANA

Cinco maiores reservas florestais de MT são alvos há uma semana de incêndios

Daffiny Delgado / Única News



(Foto Reprodução)

queimadas 2.jpg

 

Ha uma semana o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está atuando em cinco grandes incêndios florestais.

 

Já foram registrados incêndios na Reserva Particular do Patrimônio Natural do Sesc Pantanal, na Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Paraguai, no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, em Nobres; Parque Estadual Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no município de Chapada.

 

A reserva no Sesc Pantanal tem 107.996 hectares, o que faz dela a maior do Brasil. E conforme último levantamento realizado nesta última quarta-feira (30), o fogo já teria atingido 1500 ha.

 

Já o Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco foi alvo no mês de dois incêndios. A reserva que possui 158,621 mil hectares, sendo 39,851 mil ha de áreas cultivadas, teve sete mil hectares consumidos pelo fogo no início de agosto.

 

O Corpo de Bombeiros ainda não sabe, no entanto, a área já queimada neste segundo incêndio no parque.

 

Na Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Paraguai as chamas atingem uma área conhecida como Serra da Ararinha. O incêndio já dura sete dias e consome a morraria do vale do rio Pari, dentro da Unidade de Conservação.

 

Já o incêndio que atingiu o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães não oferece risco à unidade de conservação federal. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio começou na semana passada e já destruiu 6,2 mil hectares.

 

De acordo com o Instituto, brigadistas e bombeiros prosseguem as atividades para estabelecer o controle no setor sudoeste do incêndio. A operação continua até que seja declarada a extinção do incêndio.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia