Cuiabá, 25 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 08 de Abril de 2020, 08:03 - A | A

08 de Abril de 2020, 08h:03 - A | A

CIDADES / VEJA MENSAGEM DO PREFEITO

Cuiabá completa 301 anos em meio à pandemia; sem comemorações, Pinheiro pede força

Elloise Guedes
Única News



Eventos religiosos suspensos, entregas de obras canceladas e agenda de shows culturais vazia. Os 301 anos de Cuiabá serão comemorados de uma forma diferente, se comparado aos últimos anos. O motivo é uma pandemia que tomou conta de todo o mundo: o novo coronavírus.

Em Mato Grosso, já são 78 casos, sendo 43 apenas em Cuiabá, que também já apresenta contaminação comunitária na cidade.

No ano passado, as comemorações dos 300 anos da Capital começaram no final do mês de março. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) colocou, na lista de festividades, entregas de obras, lançamentos de novos parques, entrega de kits escolares, missas e rezas, espetáculos e várias atrações culturais. No dia 8 de Abril, aniversário de Cuiabá, houve shows regionais, desfile e um bolo de 300 metros foi servido no Centro de Cuiabá.

Foram três meses de comemorações e entregas, tudo em alusão aos 300 anos da Capital. Na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura, um festival com bandas de Lambadão, duplas sertanejas e apresentações de Siriri e Cururu foi realizado.

Neste ano, o cenário é completamente diferente. Lugares como a Orla do Porto, Praça Alencastro e Arena Pantanal estão vazios. Seguirão fechados, no mínimo, até 30 de abril.

Carlos Eckert

Cuiabá vazia Orla do Porto

 Orla do Porto

 

O prefeito Emanuel Pinheiro adotou várias medidas para proteger a saúde e a vida da população. Apenas serviços essenciais, como na área de alimentação e saúde, podem funcionar, mas sem aglomerações.

No entanto, mesmo sem comemorações públicas e aglomerações, Cuiabá será lembrada da mesma forma, como todos os anos.

"Oito de abril de 2020. A nossa linda e eterna Cidade Verde completa 301 anos de história, de muita luta e muita garra, de tradição e cultura. O povo é sedento por progresso, hospitaleiro, bravo, trabalhador e solidário. E essas características estão sendo exigidas dos cuiabanos nesse momento de pandemia", disse Emanuel Pinheiro, em mensagem exclusiva ao site Única News.

Como forma de amor ao próximo, o prefeito explicou que, se todos redobrarem a atenção ao grupo de risco e se cuidar, podemos combater a proliferação do vírus na capital.

“É um momento diferente na história dos 300 anos de Cuiabá. Mais do que nunca, ficar distante de quem amamos é a melhor forma de dizer para eles o quanto os amamos. A proteção ao grupo de risco, principalmente aos nossos idosos, é a melhor forma de promover o isolamento social para demonstrar a eles o nosso afeto e o nosso amor por eles”.

(Foto: Denise Soares/G1)

bispo dom josé

 Praça Alencastro

O prefeito também lembra a importância da higienização, com sabão e álcool, para evitar o avanço da doença. "Lavar a mão frequentemente, com água e sabão, passou a ser o dia, quase que a disciplina diária de toda a população e de toda família cuiabana," disse.

As medidas tomadas pelo prefeito nos últimos dias são de extrema importância para evitar maiores danos aos cuiabanos. O prefeito ressalta a importância de respeitar todos os decretos propostos pelo governo.

"Essas medidas são necessárias para tirar Cuiabá de uma onda mais agressiva da propagação do novo coronavírus. O vírus não circula, quem circula são as pessoas. Por isso é necessário reduzir a circulação de pessoas, é necessário não sair de casa sem motivo importante, evite transporte coletivo, evite filas. Só sai de casa se for muito importante. Essa é a melhor forma de presentear a nossa linda Cuiabá pelos seus 301 anos. Feliz aniversário minha amada Cuiabá", finalizou o prefeito.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia