Ari Miranda
Única News
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a cidade de Cuiabá perdeu 749,733 km² de limite territorial. O relatório, feito com base em dados do ano de 2022 foi divulgado pelo quarta-feira (29).
Segundo o IBGE, a atualização se deve a uma modificação territorial em trechos da fronteira internacional brasileira em Mato Grosso e nos estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Em comunicado, o Instituto afirmou que "os novos delineamentos foram aprimorados à realidade física da hidrografia da região e em conformidade com os dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores, instituição encarregada de demarcar e caracterizar a fronteira do Brasil em conjunto com os órgãos competentes dos países vizinhos".
As mudanças na divisão político-administrativa brasileira e de alguns municípios do país aconteceram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022, afetando os limites de 174 municípios da federação.
Em Mato Grosso, seis municípios tiveram sua extensão territorial atualizada. Além de Cuiabá, entre as cidades que perderam área foram Barra do Garças, Nova Xavantina e Tesouro. Já as que ganharam extensão territorial foram General Carneiro e Jaciara.
A capital de MT foi a segunda maior prejudicada com perda de território no estado, ficando atrás apenas de Barra do Garças, que perdeu 754,152 km² de território, seguido por Nova Xavantina, com perda de 28,488 km² e Tesouro, com 1,058 km².
Para os estudos do Instituto, são utilizados os mapas dos municípios, como referência para estabelecer políticas públicas pelos governos, instituições particulares e até mesmo pela sociedade.
Todavia, o IBGE não tem atribuição para interferir diretamente na demarcação do território municipal, destacando que os dados e mapas divulgados são usados para fins de atualização nas legislações estaduais.
BRASIL GANHOU TERRITÓRIO
Pelo levantamento, o Brasil teve um ganho territorial de 72,2 km² em 2022. A expansão foi de 8.510.345,540 km², em 2021, para 8.510.417,771 km², no ano passado.
O aumento do território, conforme o IBGE, se deu pelos novos delineamentos das fronteiras do país, divulgando ainda os mapas com os limites atualizados de Cuiabá e outros 173 municípios.
Os estados com maior número de mudanças nos limites municipais foram o Rio Grande do Sul (61), seguido por Pernambuco (50) e Paraná (47).
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!