Cuiabá, 13 de Julho de 2024

CIDADES Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024, 17:25 - A | A

30 de Janeiro de 2024, 17h:25 - A | A

CIDADES / ESTADO EM ALERTA

Em 2 meses, casos de covid aumentam 238% em Mato Grosso; 11 já morreram em janeiro

Estado vem registrando aumento progressivo de casos desde agosto de 2023

Ari Miranda
Única News



(Reprodução/Internet)

UTI COVID.jpeg

 

Mato Grosso registrou um aumento de 238% no número de casos de Covid-19 entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). O percentual é resultado de um comparativo entre o mesmo período de 2022 e 2023.

Conforme a SES, entre o dia 1º e 31 de dezembro do ano passado, 1.189 casos de covid-19 haviam sido confirmados em Mato Grosso. Porém, o número saltou para 4.023 casos confirmados do dia 1º de janeiro até esta terça-feira (30). O número de óbitos pela doença também cresceu e passou de 7, em dezembro de 2023, para 11 em janeiro de 2024. O mais recente óbito foi registrado nesta terça-feira (30), um idoso de 96 anos, em Sinop.

O crescimento progressivo no número de casos em todo o estado tem colocado municípios em alerta. O município de Água Boa (730 Km de Cuiabá), por exemplo, emitiu um comunicado à população, recomendando o retorno do uso das máscaras de proteção em ambientes fechados para evitar a propagação do vírus.

Além de Água Boa, a cidade de Sorriso (397 Km da Capital), onde foi registrada a décima morte pela doença no estado, Nova Xavantina (650 Km) e Cáceres também emitiram o mesmo comunicado, alertando os moradores para que também adotem medidas básicas de prevenção da Covid-19, como lavar as mãos com frequência e o uso de álcool em gel.

AUMENTO PROGRESSIVO

Entre agosto e setembro do ano passado, 265 casos de Covid-19 foram confirmados em MT, resultando em 5 óbitos. Já no intervalo de setembro a outubro, os casos subiram para 450 e 2 óbitos. Entre outubro e novembro, Mato Grosso apresentou um aumento ainda mais expressivo, indo dos 45 do período anterior para 985 casos confirmados e 3 óbitos.

O cenário, todavia, continuou subindo nos meses subsequentes, com novembro a dezembro contabilizando 1110 casos confirmados e 5 óbitos. No período dezembro - janeiro, os números atingiram o pico, com 2208 casos confirmados, mas com uma leve redução nos óbitos, totalizando 3.

Secom/GovMT

METROPOLITANO DE VÁRZEA GRANDE.jpg

 

DÉCIMA MORTE

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso confirmou na tarde desta segunda-feira (29), o primeiro óbito pela covid-19 deste ano no município – o décimo em Mato Grosso. A vítima é um idoso de 72 anos, que residia no município e morreu no Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Segundo informações, o paciente tinha outras comorbidades, como diabetes, hipertensão e insuficiência renal. Não foi divulgado se o paciente tinha sido ou não imunizado contra o vírus.

De acordo com dados da Saúde de Sorriso, o último óbito na cidade foi em junho de 2023. Ao todo, o município registrou 255 mortes pela doença desde o início da pandemia de Covid-19.

Em nota, a Prefeitura lamentou a morte do idoso e orientou à população para que esteja atenta às regras básicas de proteção contra o vírus.

“Lamentamos o falecimento e reforçamos a necessidade de nos mantermos vigilantes e cumprindo os métodos de prevenção da contaminação do coronavírus como higienização das mãos, uso de máscaras em caso de sintomas gripais e a vacinação que está disponível para todas as idades em Sorriso”, informou.

Veja as mortes registradas este ano em MT, de acordo com o Painel Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde

Reprodução/SES-MT

RELATÓRIO COVID MT - 30 01 2024

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia