05 de Novembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Sábado, 11 de Abril de 2020, 09:26 - A | A

11 de Abril de 2020, 09h:26 - A | A

CIDADES / MISSAS ONLINE

Em tempos de Pandemia, celebrações da Semana Santa precisam se adaptar à prevenção

Elloise Guedes
Única News



O novo coronavírus está mudando os hábitos dos católicos pelo mundo inteiro. Na Semana Santa deste ano, em especial. O acesso às Paroquias e Basílicas espalhadas por Cuiabá, Várzea Grande e cidades do interior do Estado, foram barradas por medidas tomadas pelos prefeitos. Os decretos respeitam as prevenções oferecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de não aglomerar pessoas em lugares fechados ou até mesmo abertos.

Os costumes esse ano serão adiados. O Caminho da Via Sacra, que todos os anos recebe centenas de peregrinos na Sexta-feira da Paixão, dessa vez, ficou sem visitantes. Boa parte da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, está acontecendo em quarentena.

De acordo com o ministro da Igreja São João Batista em Várzea Grande, Willian Santos, os cuidados citados pelos governantes nesse período de pandemia são de extrema importância, pois evitar a aglomeração de pessoas é a única forma de se prevenir.

“A quarentena tem que ser respeitada por todos nós. É um sentimento de tristeza não poder organizar a nossa procissão como todos os anos. Mas como a saúde, nesse momento, precisa de um pouco mais de atenção, temos que nos resguardar e apresentar as nossas intenções a Deus”, afirmou.

Apesar do isolamento social, os fiéis em Cuiabá e Várzea Grande não estão ficando sem missas. Elas estão sendo transmitidas ao vivo pelos meios de comunicação da arquidiocese e redes sociais.

Dentro da igreja, além do padre, ficam apenas três pessoas: os colaboradores responsáveis pelas leituras e pelas músicas. As adaptações são necessárias em tempo de pandemia, mas não fazem a fé e a oração perderem força. Nesse domingo de Páscoa, não será diferente: as missas serão transmitas ao vivo, nas redes sociais das Paróquias e Dioceses.

“Nós estamos privados das nossas celebrações, mas agora é hora de cultivar com mais força esse amor e a fidelidade a Deus. É o que desejamos, especialmente, nesta Semana Santa”, ressaltou o ministro.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a Ressurreição de Jesus, no domingo de Páscoa.

O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.

Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz.

O domingo de Páscoa, é o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia