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CIDADES Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017, 16:59 - A | A

06 de Dezembro de 2017, 16h:59 - A | A

CIDADES / COBRANÇAS ABUSIVAS

Energia volta a liderar ranking de reclamações com mais de 700 registros

Da Redação



(Foto: Ilustração)

Procon.Fachada (1).jpg

 

Energia elétrica volta a liderar o ranking de relamações realizados no Procon Estadual. Campeã pela terceira vez seguida, com 721 registros, o setor está dentro do que o Procon classifica de serviços essenciais e as reclamações comumente são feitas por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

 

Ao todo pelo Sindec foram 1.955 atendimentos e depois da energia, estão também no pódio de reclamações dos consumidores “Água e Esgoto”, com  266 reclamações, e “Telefonia Celular”, com 149. No atendimento online:http://www.consumidor.gov.br, foram 896 reclamações em Mato Grosso. No total foram registrados 2.851 atendimentos no mês de novembro pelo Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

 

Em segundo lugar, está a área “Assuntos Financeiros”, com 299 reclamações: 102 para a categoria “Banco Comercial”, 61 para “Cartão de Crédito” e 38 para “Outros Contratos”.

 

A área “Serviços Privados” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 202 atendimentos, sendo 53 para “TV Por assinatura” (Cabo, Satélite, etc.), 30 para “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 21 para “Estabelecimento comercial” (supermercado, lojas, padaria, locadora, frutaria).

 

Já a área “Produtos”, com 193 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presenciais, sendo 30 para “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc.), 15 para “Eletrônico Importado” e 11 para “Internet”.

 

A categoria “Saúde” aparece em quinto lugar, com 22 reclamações, seguida de “Habitação”, com 19 registros, e “Alimentos” com sete reclamações.

 

Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.

 

Atendimento online

 

Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 896 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 364 registros. Em segundo lugar, estão os “Serviços Financeiros”, com 289 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 124 registros.

 

Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Demais Produtos”, com 39 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Transporte”, com 30 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos”, com 29 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 14 registros. Em oitavo lugar, com três reclamações, está a área “Saúde” seguida por “Turismo/viagens”, em nono lugar, com dois registros.

 

As categorias ”Água, energia e gás”, “Alimentos” tiveram ambas uma reclamação registrada, já “Educação” e “Habitação” não tiveram registro no mês de novembro na plataforma http://www.consumidor.gov.br.

 

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center,de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

 

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e do Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

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