Euziany Teodoro
Única News
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou que aguarda o resultado de exame para saber se uma morte registrada no Hospital Universitário Julio Muller, nesse domingo (5), tenha sido em decorrência do novo Coronavírus.
O HUJM é uma das unidades de referência para tratamento da doença em Mato Grosso.
Segundo informações, o paciente apresentava todos os sintomas da doença, como febre, dificuldades para respirar e dor no corpo. No entanto, o secretário lembra que esses também podem ser sintomas de várias outras enfermidades.
"É importante entender que, apesar do Covid-19, as outras enfermidades não param de acontecer. Porque o paciente teve tosse e febre, já acham que é Covid. Os hospitais precisam receber e continuam a atender”, disse.
No entanto, não descartou a possibilidade. “Só saberemos, de fato, após os exames. Se confirmar, ele deverá aparecer no boletim de hoje, que sai no final do dia", explicou.
Uma morte já foi registrada em Mato Grosso. Um paciente de 54 anos, hipertenso e diabético, teve seu quadro de saúde agravado pelo Coronavírus. O resultado deu positivo na última quinta-feira (2) e ele acabou falecendo na madrugada de sexta (3).
Apesar disso, de acordo com Figueiredo, os protocolos de prevenção adotados até aqui não mudam.
“Não é o óbito que vai mudar a estratégia estabelecida. Estatisticamente, nós teremos óbitos, mas isso não determina uma mudança na rotina estabelecida, tampouco no acompanhamento que faz a Secretaria de Estado. É lamentável, não queremos isso e estamos trabalhando para que os pacientes graves consigam ter o atendimento, mas o protocolo é o mesmo”, afirmou.
Número de casos
Até este domingo (5), Mato Grosso tinha 60 casos confirmados de Coronavírus. Os casos confirmados estão em Cuiabá (38), Rondonópolis (6), Nova Monte Verde (1), Tangará da Serra (4), Sinop (3), Lucas do Rio Verde (1), Nova Mutum (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e Várzea Grande (4).
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!