12 de Dezembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Domingo, 21 de Janeiro de 2018, 11:49 - A | A

21 de Janeiro de 2018, 11h:49 - A | A

CIDADES / 'GATO'

Fiscalização combate o furto de energia em praça central

Da Redação



(Foto: Divulgação)

GATO .jpg

 

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou uma operação de fiscalização e combate ao furto de energia elétrica na região da Praça Bispo Dom José. A ação desenvolvida em parceria com a concessionária de energia, Energisa, tem o objetivo de prevenir e evitar a reincidência dos conhecidos "gatos".

 

A concessionária fiscalizou em 2017 mais de 94 mil pontos e registrou 15.164 irregularidades em Cuiabá, destas, somente 1.324 unidades foram regularizadas.

 

De acordo com o diretor do Núcleo de Apoio a Segurança Pública, Marion Metello, no local foram constatadas diversas ligações clandestinas realizadas pelos vendedores ambulantes, que furtam a energia direta do quadro de distribuição da praça, localizado dentro do chafariz.

 

“O foco da operação é retirar essas ligações clandestinas, além destas práticas constituírem crime de furto que colocam em risco a saúde das pessoas que transitam pela praça, causam danos em toda a fiação elétrica do painel e ainda oneram os cofres públicos já que a energia consumida por eles, é paga pelo município", explicou.

 

Os comerciantes encontrados furtando energia da praça foram orientados a como solicitar uma ligação de energia junto a concessionária e também a adequar o ponto de atuação do comércio, com a confecção do Termo de Permissão de Uso (TPU) junto a Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

 

Em setembro a Praça Bispo já havia sido alvo de uma operação de impacto em parceria com a Polícia Militar. Sete irregularidades foram encontradas na época. Na operação todos os clientes foram desligados.

 

Novas ações semelhantes a esta devem ocorrer nos próximos dias em locais a serem mapeados secretaria, na área central da capital.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia