Ari Miranda
Única News
A frente fria que está a caminho de Mato Grosso e deve chegar na madrugada desta sexta-feira (9), fez com que a fumaça dos incêndios florestais que atingem a região do Pantanal sul-mato-grossense chegasse até a baixada cuiabana nesta quinta-feira (8). É o que aponta o monitoramento de satélite feito pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.
Conforme registros de satélite, a direção do vento em Mato Grosso do Sul, na região de Corumbá, município na fronteira com a Bolívia, mudou seu rumo para Mato Grosso.
Devido à direção do vento, a fumaça dos incêndios em Mato Grosso do Sul se acumulou com a fumaça dos incêndios nas regiões de Poconé e Barão de Melgaço (a 104 e 110 Km de Cuiabá), alcançando os municípios da Baixada.
A Defesa Civil estadual emitiu, nesta quinta-feira (08), um alerta de frio intenso, com previsão de queda de temperatura em 102 municípios mato-grossenses. O corre que a massa de ar frio dificulta a dispersão da fumaça.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a queda na temperatura é provocada por uma massa de ar polar vinda do sul do país.
A previsão é de que as temperaturas permaneçam abaixo da média até a próxima segunda-feira (12).
INCÊNDIOS NA BAIXADA
Além da funaça vinda de MS, outros dois incêndios de grandes proporções nos arredores da cidade contribuiram diretamente na precariedade da qualidade do ar na Capital de MT: primeiro deles na região da MT-251, a "Estrada de Chapada"; e o segundo na rodovia MT-010, a "Estrada da Guia".
Em dados analisados pelo Climatempo sobre a qualidade do ar em várias cidades do Brasil, as medições de material particulado fino (MP2,5) em suspensão revelam níveis muito acima dos níveis seguros estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), indicando situação de emergência de saúde pública.
Em Cuiabá, a qualidade do ar é considerada "ruim", com a concentração de fumaça no ar em 37.6 microgramas de fumaça por metro cúbico (µg/m³), nível 2,5 vezes superior ao limite da OMS. Atualmente, a pior concentração de fumaça do Brasil está na cidade de Humaitá (AM), com 263.1 microgramas, nível 17,5 vezes acima do recomendável.
RECOMENDAÇÕES
Especialistas recomendam que a população se proteja nos dias de frio, principalmente nos dias em que o ar estiver mais afetado pela fumaça, evitando estar em ambientes externos para evitar infecções respiratórias, principalmente pessoas dos grupos de risco, como crianças, idosos, gestantes, puérperas e pacientes com doenças respiratórias crônicas. A mesma orientação é válida para quem para quem tem o hábito de realizar atividades físicas ou trabalha em áreas externas.
Nos dias com mais fumaça no ar, a recomendação é ficar alerta a sintomas, como dores de cabeça, irritação e ardência nos olhos, nariz e garganta; rouquidão, tosse seca, dificuldade de respirar e cansaço.
Em casos de reação alérgica nos olhos ou narinas, a orientação é evitar contato com as áreas afetadas. A situação pode ser amenizada com a lavagem com soro fisiológico.
Em qualquer agravamento dos sintomas, é importante procurar a unidade de saúde mais próxima para buscar atendimento médico adequado e em tempo oportuno.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!