Cuiabá, 13 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Quinta-feira, 02 de Março de 2023, 16:32 - A | A

02 de Março de 2023, 16h:32 - A | A

CIDADES / PREPARE O GUARDA CHUVA

Inmet divulga alertas de chuvas intensas e temporal para MT

Alertas estão vigentes até a manhã desta sexta-feira.

Ari Miranda
Única News



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois novos alertas de chuvas para todo o estado de Mato Grosso. Os alertas, de nível amarelo (chuvas intensas) e laranja (tempestade) são para a noite desta quinta (2) e manhã de sexta-feira (3).

O alerta laranja afeta, principalmente, as regiões centro-sul, sudeste e extremo norte do estado. Nestes locais, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros/hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com possibilidade de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, que representam risco de falta de energia elétrica, estragos em plantações, destelhamento de casas, queda de árvores e alagamentos.

Com exceção do extremo norte de Mato Grosso, o alerta amarelo afetará todas as regiões do estado. A previsão para essas regiões é de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O aviso fala ainda sobre a possibilidade de ventania, com rajadas entre 40 e 60 km/h e possibilidade de quedas de galhos de árvores, alagamentos isolados e quedas de raios.

Reprodução/Inmet

PREVISÃO INMET.jpg

Alerta divulgado pelo Inmet vale até a manhã desta sexta-feira (3).

Nos municípios da baixada cuiabana, os termômetros ficarão entre os 25ºC e 35ºC. Em Sinop, 480 Km ao norte de Cuiabá, as temperaturas devem oscilar entre os 23ºC e 32ºC. Já em Rondonópolis, 218 Km ao sul da capital, o clima deve permanecer entre os 21ºC e 32ºC.

A orientação da Defesa Civil de Mato Grosso à população é de não se abrigar debaixo de marquises de prédios ou debaixo de árvores durante as chuvas, uma vez que há risco de queda de galhos e raios. Em caso de rajadas de vento, a orientação aos motoristas é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
O Inmet ainda orienta que, se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia e evitar o uso do aparelho celular com o carregador conectado à tomada.

Em caso de emergências, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros podem ser contatados por meio dos telefones 199 e 193, respectivamente.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia