Marcella Magalhães
Única News
Os profissionais de saúde de Mato Grosso vêm sofrendo violência nas unidades de saúde, com aumento dos casos de Covid-19 e Influenza, disse o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), Adeildo Lucena. Segundo ele, os trabalhadores estão sobrecarregados.
Adeildo contou que os profissionais de saúde estão com uma carga muito grande de trabalho e já recebeu reclamações de praticamente todas as unidades de saúde do Estado sobre o aumento da demanda, e com isso gerando ansiedade para o paciente, quanto para os médicos.
Lucena afirmou que a categoria está sofrendo desde o início da pandemia momentos difíceis, porque os hospitais, como os postos estão lotados e com isso tendo um aumento anormal.
“A cada plantão, os médicos atendem cerca de 60 a 80 pessoas, seja na rede privada como no público. Enquanto as pessoas estavam em casa dormindo, o profissional de saúde estava trabalhando. Enquanto as pessoas estavam se protegendo do coronavírus, o profissional de saúde estava se expondo, na linha de frente, garantindo o bem-estar das pessoas”, desabafou.
O presidente do Sindmed de Mato Grosso fez um apelo para que os pacientes não descontem nos profissionais da saúde a falta de condições de trabalho das unidades. Adeildo pediu poio do Estado para que a situação melhore.
“Pedimos que as pessoas tenham calma, que entendam que os profissionais estão trabalhando no seu limite. Não podemos admitir violência contra um médico. Isso é agredir a própria sociedade”, afirmou.
Casos de violência contra profissionais da saúde
A maioria das ocorrências registradas em Cuiabá é por causa do atraso nos atendimentos e aumento na demanda. As ameaças também aumentaram nos últimos meses.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que a Policlínica do Coxipó e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro tiveram casos de ameaça e violência aos profissionais.
A Policlínica do Coxipó, foram 71 registros até agora. No último mês do ano de 2021, a policlínica precisou acionar a polícia 65 vezes.
E na UPA da Morada do Ouro, foram cinco ocorrências policiais. A Secretaria não tem mais detalhes sobre estes casos.
Veja o vídeo:
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!