Cuiabá, 15 de Setembro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Domingo, 27 de Fevereiro de 2022, 17:03 - A | A

27 de Fevereiro de 2022, 17h:03 - A | A

CIDADES / INMET EMITIU ALERTAS

Municípios sofrem com fortes chuvas em MT; Jauru em situação de emergência

Mayara Campos
Única News



O município de Jauru (a 409 km de Cuiabá) decretou situação e emergência, devido as fortes chuvas da última semana que destruiu estrada e pontes, deixando cerca de 200 famílias no prejuízo. 

De acordo com o prefeito Passarinho (PSB), a situação de emergência foi decretada após "danos a obras de infraestrutura pública, alagamento em diversas residências e áreas rurais atingindo cerca de 200 famílias, ou seja, aproximadamente 850 pessoas, sendo necessário ações de restabelecimento, resposta e reconstrução das áreas afetadas”. 

Na última terça-feira (22), a Prefeitura já havia declarado que iria acionar a Defesa Civil do Estado. 

“Diante dos estragos causados pelas chuvas, estamos mobilizando o máximo de pessoas para trabalhar nesses reparos, bem como vamos acionar a Defesa Civil do Estado, para que possamos ter uma melhor avaliação dos prejuízos causados pelas chuvas em Jauru. A população pode ficar tranquila pois não estamos medindo esforços que tudo seja normalizado”, declarou o prefeito.

Algumas medidas paliativas foram feitas, no entanto, com o decreto assinado, o prefeito pode buscar recursos mais facilmente. Além disso, os prejuízos atingiram também os produtores rurais, que não conseguem escoar a produção, vender gado ou receber insumos necessários ao trabalho, causando assim, "prejuízos econômicos privados consideráveis”.

Situação em Jaciara

Outra cidade atingida pelas fortes chuvas em Mato Grosso, foi Jaciara (a 149 km de Cuiabá). No sábado (26), o município sofreu com um vendaval durante a tarde e noite, que deixou rastros de destruição pelos bairros.

A região mais atingida foi no entorno do estádio de futebol Márcio Cassiano, que teve estruturas derrubadas pela ventania.

"O ponto mais crítico, continua sendo o Estádio onde se perdeu toda a fachada (estrutura metálica). Nossas equipes do meio ambiente e infraestrutura trabalham na desobstrução de vias públicas e a Energisa continua fazendo as manutenções de cabos rompidos em todas as áreas", disse Stallone Vieira, coordenador municipal da Defesa.

Foto: Reprodução

vendaval jaciara

 

A Energisa manifestou que está em regime de contingência, ou seja, com reforço de equipes. Em Jaciara, a equipe segue mobilizada pois há previsão de mais chuva forte para as próximas horas do dia. 

A empresa pede o apoio da população neste momento  para sinalizar, isolar e evitar pontos com fios partidos. "Em casos assim é muito importante acionar a empresa, para que as equipes façam os reparos. Vida e segurança sempre em primeiro lugar", diz trecho da nota da concessionária. 

A Defesa Civil Municipal realiza o mapeamento sobre os danos ocorridos na área urbana. Diversas árvores tiveram que ser abatidas, algumas casas foram destelhadas, porém, até o momento não há informações sobre nenhuma família desabrigada.

Nos últimos dias tempestades também afetaram redes elétricas em Cuiabá (Pedra 90, Industriário e Tijucal), além de Diamantino, São José do Rio Claro, Tangará, Itanorte, Brasnorte, Aripuanã, Colniza, Campo Verde, Nova Maringá, Barão de Melgaço, Coxipó, Nova Brasilândia e Planalto da Serra, assim como trechos da Serra de São Vicente, na BR-163. 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia