Cuiabá, 20 de Junho de 2024

CIDADES Domingo, 26 de Maio de 2024, 13:58 - A | A

26 de Maio de 2024, 13h:58 - A | A

CIDADES / VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

Narcisistas escolhem suas vítimas e preferem se relacionar com pessoas bondosas

O narcisista molda a própria personalidade para atender suas expectativas, mas, em seguida, passa a manipular a vítima para atender seus próprios interesses

Christinny do Santos
Única News



Pessoas com transtorno de personalidade narcisista têm o hábito de escolher seus futuros parceiros ou parceiras e, em geral, preferem vítimas que sejam bondosas e tenham traços gentis e caridosos. É o que aponta a especialista Kelly Arfux, em entrevista ao podcast do Ministério Público de Mato Grosso, Vozes do MPMT.

Além de especialista em transtorno de personalidade narcisista e técnicas de manipulação, Kelly é pós-graduanda em Neurociência.

Conforme a especialista, embora o narcisista ou a narcisista sejam pessoas que abusam de outras, eles nunca se apresentam como abusadores. Ao contrário, indivíduos que apresentam este traço de personalidade se apresentam aos outros como "príncipes encantados" e se moldam ao outro.

"O narcisista nunca vai se apresentar como um abusador, ele (ou ela) vai se apresentar como um príncipe encantado. O narcisista vai ser aquele cara maravilhoso, que vai ser o que todo mundo gosta, vai falar o que você quer ouvir, vai te ouvir”, apontou a especialista.

Ela explica que, embora pareça improvável que essas pessoas sejam boas ouvintes, elas têm como interesse criar uma espécie de "check list" dos pontos vulneráveis e fragilidades das vítimas para que, em um futuro próximo, possam usar isso para ativar gatilhos e manipular quem os interessa.

"No início de um relacionamento, ele vem em um combo com todas as qualidades, com tudo que você sempre sonhou. Nas entrelinhas da conversa, você acaba soltando aquilo que acha legal, aquilo que você gosta. Se você gosta de macarrão, ele gosta de macarrão. Se você quer ter uma família com muitos filhos, ele também quer ter uma família com muitos filhos. Se você tem vontade de viajar para a Itália, esse é o sonho da vida dele”, explica Kelly.

O narcisista molda a própria personalidade para atender suas expectativas, mas, em seguida, ele passa a manipular a vítima para atender a seus próprios interesses e, por isso, prefere estar com pessoas "bondosas". "Ele quer sugar e a pessoa está disposta a doar."

Fases do relacionamento com um narcisista

A fase em que o narcisista age como o "par perfeito" é a da idealização. Em seguida, após a conquista, vem a desvalorização, quando ele começa a minar a autoestima de forma sutil, desvalorizando e manipulando seu parceiro (a) com técnicas como o tratamento de silêncio.

Por fim, quando o narcisista decide que já tirou todo proveito que poderia do relacionamento, ele dá início ao processo de descarte, que é quando passa a organizar todas as áreas da sua vida, especialmente a financeira, até que possa deixar a vítima.

Durante o processo, o narcisista começa a difamar a vítima, assim, quando ela for buscar ajuda, as pessoas já terão um pré-conceito sobre ela e sobre a relação que teve. Em alguns casos, eles ficam em relacionamentos de "vai e volta" com a vítima, até que termine de organizar suas próprias questões.

A maioria dos homens que tem esse perfil narcisista não agride fisicamente as mulheres, pois nesses casos poderiam ser denunciados e poderiam manchar a reputação, mas podem amedrontar as vítimas, batendo em mesas ou paredes, por exemplo.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia