Cuiabá, 19 de Maio de 2024

CIDADES Quinta-feira, 28 de Julho de 2016, 09:21 - A | A

28 de Julho de 2016, 09h:21 - A | A

CIDADES / IRREGULARES

Policlínica procura médicos

Por Aline Almeida



Reprodução / Internet

Karollen

 

O Ministério Público Estadual instaurou um inquérito civil para investigar supostas irregularidades nas escalas de plantão da policlínica Dr. José Eduardo Vaz Curvo, a “Policlínica do Coxipó”, em Cuiabá. A decisão tem como fundamento um ofício encaminhado pelo Conselho Regional de Medicina ao Ministério Público. A portaria foi assinada no dia 22 de julho pelo promotor de justiça Alexandre de Mattos Guedes. 

 

Em linhas gerais, a reclamação dos moradores em relação à policlínica do Coxipó é a demora no atendimento e até mesmo a falta de médicos. O cozinheiro Luiz Carlos Pereira disse que os problemas são recorrentes na unidade de saúde. “Acho que deviam olhar para a gente com mais respeito. Quem fica esperando menos aqui é seis horas, isso quando tem médico. Quem vai a uma unidade de saúde é porque realmente precisa, isso deve ser levado em consideração por eles”, disse Luiz Carlos. 

 

Numa apresentação do Sindicato dos Médicos (Sindimed) durante o período de greve, a categoria confirmou que na unidade faltam nove médicos – e 17 plantões deixariam de ser realizados. Contudo, a presidente do Sindimed Eliana Siqueira disse que a situação piorou porque a Secretaria Municipal de Saúde fez um remanejamento para os médicos irem para Unidade de Pronto Atendimento do Pascoal Ramos. A falta de profissionais estaria em todas as unidades de saúde. 

 

“Eles diminuíram médicos em todas as policlínicas. Lá na policlínica do Coxipó, eram três clínicos e dois pediatras. Agora, estão dois clínicos e dois pediatras, ou dois clínicos e um pediatra”, disse. 

 

De acordo com a escala de plantão fornecida pela presidente do Sindimed, somente de quarta-feira a domingo, dez plantões não serão realizados. 

 

“Não concordamos com esta situação, pois a população só aumenta e não podemos aceitar a diminuição de médicos, mesmo porque as pessoas têm esperado muito tempo, de duas a seis horas para serem atendidas”, diz Eliana Siqueira. 

 

De acordo com escala preliminar divulgada no site da Prefeitura de Cuiabá para esta semana, na policlínica do Coxipó foram dois clínicos gerais e dois pediatras na segunda-feira, no período diurno, e dois clínicos e um pediatra no noturno. Na terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, a escala continua a mesma quantidade. No sábado, são dois pediatras e um clínico no período diurno e dois clínicos e um pediatra no noturno. Já no domingo são dois clínicos e dois pediatras durante todo o dia – e dois clínicos e um pediatra durante a noite. 

 

A Coordenadoria Especial de Rede Assistencial Geral da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que a escala da policlínica do Coxipó está realmente desfalcada de alguns profissionais médicos, devido a rescisões contratuais feitas a pedido dos profissionais. 

 

A secretaria disse ainda que a rotatividade é uma questão dos próprios médicos e a gestão tem, nos últimos meses, trabalhado para suprir essa vacância. Neste momento, informou, está em fase de contratação para o pronto atendimento da referida unidade. 

 

Inclusive pediu a reportagem que reforçasse que a unidade está com vagas abertas para o Pronto Atendimento e que os interessados podem procurar a secretaria. 

 

“A maior dificuldade da gestão é contratar profissional que atenda pediatria pela manhã, já que esta classe esta escassa no mercado. Por este motivo que sempre há vagas deste profissional na escala. Porém a gestão em nenhum momento esteve inerte a esta situação, e está recrutando esse profissional constantemente e concomitantemente oferece plantões extras para os já lotados, a fim de suprir esta vaga até que a situação se regularize, com intuito de não deixar a população desassistida”, confirmou a secretaria, em nota (AA).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia