Da Redação
(Foto: Internet)

Após as chuvas intensas ocorridas neste fim de ano, os prefeitos de Rondonópolis (a 215 Km de Cuiabá), José Carlos do Pátio, e de Poconé (a 104 km de Cuiabá), Tatá Amaral (PR), decretaram situação de emergência em algumas áreas nos municípios. Isso porque, as precipitações causaram queda de pontes, alagamentos e o aparecimento de erosões em áreas de risco.
Em Poconé, o gestor municipal fez o decreto na última quarta-feira (27), após oito pontes caírem e muitas famílias ficarem ilhadas, em algumas comunidades rurais. “A força das águas destruiu pontes e estradas na zona rural do município, impedindo a trafegabilidade da população rural até sua sede para acessar serviços como comércio, turismo, saúde, educação; sendo cerceado o seu direito de ir e vir”, diz o decreto do prefeito.
No município de Rondonópolis, o prefeito assinou o decreto nesta sexta-feira (29), justificando que as precipitações causaram alagamentos e o aparecimento de erosões em áreas de risco. Conforme a prefeitura, várias famílias já foram retiradas de áreas de risco e levadas a um abrigo.
Por meio dos decretos, divulgados no Diário Oficial de cada município, o processo para contratar novas obras e serviços deve ser agilizado. Além disso, a situação de emergência também permitir que a Defesa Civil entre em propriedades particulares, onde forem detectados riscos aos moradores.
O estado de emergência também deve proporcionar aos municípios a possibilidade em ganhar um recurso da União. Os valores iriam para o auxílio as famílias prejudicadas, com recuperação de áreas habitacionais, bem como reformas e recuperação de locais e pontes atingidas pelas chuvas.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3