Cuiabá, 25 de Julho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018, 17:16 - A | A

17 de Dezembro de 2018, 17h:16 - A | A

CIDADES / ESTUDO BC 100

Ranking mostra Cuiabá como a 49ª melhor do país; VG como a 5ª pior

Da Redação



Foto: Reprodução

eleições 2016

 

Segundo ranking BCI 100, realizado pela empresa de consultoria econômica e financeira Delta, Cuiabá é a 49ª melhor cidade do país. E Várzea Grande (região metropolitana), não deixou de ser listada ficando em 96º no ranking e, chegando a ser considerada como a pior.

 

O estudo baseia-se em geral, governança, bem-estar, economia, finanças, domicílio, saúde, educação, segurança e digital. As informações foram coletadas durante os meses de agosto e setembro de 2015.

 

De acordo com a empresa, o estudo analisa o desempenho das 100 maiores cidades, segundo a sua população, a partir do índice BCI-100 (Best City Index), que considera diversas dimensões da gestão pública, segundo a melhor prática.

 

No ranking na área de finanças, a capital e Várzea Grande não entraram nos dados, pois segundo o estudo, não apresentaram informações, que são obtidos do Website da Secretaria do Tesouro Nacional (2014). Mato Grosso ficou com 15,4 pontos como a pior na governança.

 

A quarta colocação entre os piores municípios do Brasil, antecedendo Várzea Grande, ficou com Ananindeua, no Pará.

 

A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, foi classificada como a melhor do País no ranking. Ela liderou entre as melhores do Brasil e obteve 56,13 pontos.

 

Para pontuar os municípios, foram utilizadas informações obtidas em atlas de desenvolvimento humano do País, Ministério das Comunicações, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério da Fazenda, entre outras fontes.

 

O estudo

 

A análise das informações de cada uma das 100 cidades da amostra permite diversas conclusões, dentre elas: primeira, existe uma grande disparidade entre os resultados obtidos e a referência em relação à melhor prática de gestão pública; segunda, os piores desempenhos foram nas dimensões governança e financeira; terceira, o melhor desempenho foi na dimensão domicílio; quarta, em geral, as cidades das regiões Sul e Sudeste apresentam maior pontuação no ranking; quarta, nenhuma cidade atingiu a pontuação máxima no BCI100 (77 pontos) - o percentual de pontos está entre 26,3% e 72,7%.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia