Elloise Guedes
Única News
A Escola Estadual Nilo Póvoas, fundada há 50 anos na região central de Cuiabá, será fechada a partir de fevereiro deste ano, segundo confirmou a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Os 148 alunos da instituição de ensino vão ser transferidos para a Escola Estadual Antônio Epaminondas, no bairro Baú, na Capital.
Em 2017, a unidade passou por revitalização para ser transformada em escola plena, com atividades em tempo integral. O motivo da mudança, segundo a Seduc, é que o espaço físico do Nilo Póvoas tem capacidade para atender cerca de mil alunos, mas, atualmente, menos de 200 estudam no local.
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), publicou uma nota de repúdio pelo fechamento da escola.
"O fechamento da histórica Escola Estadual Nilo Póvoas foi uma bomba do Governador Mauro Mendes para a população e, para a Educação, representa uma tragédia. Entendemos que o estado deve investir nas escolas que optaram por ampliar o tempo do aluno na escola, ou, ao invés de tomar escolas como a Nilo Póvoas em Cuiabá e transformá-la num centro de excelência em ensino médio ou ensino profissionalizante, ou EJA – Educação de Jovens e Adultos, na mesma linha em que governos de outros estados vem implementando, a exemplo de Pernambuco e Espírito Santo", diz trecho da nota.
A unidade passará a se chamar Escola Estadual Barão de Melgaço, que oferecerá apenas o ensino fundamental.
Veja a nota da Seduc:
A Secretaria de Estado de Educação informa que está fazendo processo de reordenamento da rede estadual, visando otimizar os recursos financeiros, potencializar os espaços, melhorar a estrutura física das unidades e a demanda do atendimento aos alunos.
O prédio da Nilo Póvoas possui 12 salas de aula e capacidade para atender cerca de mil alunos, no entanto, atualmente, atende cerca de 130 alunos em tempo integral. Diante disso, a Seduc decidiu pelo remanejamento dos alunos da Escola Nilo Póvoas para a Escola Estadual Antônio Epaminondas, localizada no bairro Lixeira, em Cuiabá, que também oferta o ensino médio em tempo integral.
A Escola Estadual Antônio Epaminondas tem oito salas de aula e atende em média 200 alunos e o prédio tem capacidade para atender cerca de 700 alunos nos três turnos.
A partir de 2020, as vagas de matrículas serão disponibilizadas na EE Antônio Epaminondas, que vai ofertar o ensino fundamental nos anos finais (7º ao 9º ano) e ensino médio em tempo integral.
A Seduc ressalta que boa parte dos alunos atendidos na escola Nilo Póvoas são oriundos de outros bairros e não somente do bairro Bandeirantes onde a unidade escolar está localizada.
Os professores efetivos e profissionais efetivos da Escola Nilo Póvoas também serão absorvidos pela escola Antônio Epaminondas.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!