Christinny dos Santos
Única News
Após um período de temperaturas amenas, a máxima deve voltar a subir gradualmente em Cuiabá. Durante todo o mês de junho o tempo deve ser característico da época de seca, especialmente considerando que o país está no pico da época de estiagem. A chegada do inverno, que em Mato Grosso é quente e seco, reforça ainda mais a previsão. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva no estado ficará próximo, quase ultrapassando, a média histórica de 15mm/dia, o que deve trazer breves momentos de alívio aos mato-grossenses.
Ainda que o estado seja muito suscetível aos fenômenos e sistemas meteorológicos originados no sul do país, as massas de ar seco que atuam sobre o centro do Brasil inibem as formações chuvosas e, mesmo as passagens de frentes frias, que mantém a média da temperatura mensal em 22°C, levam a uma redução da umidade relativa do ar a níveis muito baixos quando associadas à fumaça produzida pelas constantes queimadas feitas nessa época.
Apesar dessas passagens de frente fria, a maior parte do dia deve ser quente, especialmente o período da tarde. Além disso, a previsão é de que mês de junho tenha vários dias consecutivos sem precipitação e deve ocorrer, em geral, de forma concentrada em poucos dias e pode até cair em apenas um dia, durante a passagem da frente fria.
As frentes frias que realmente pode trazer uma queda na temperatura são as continentais, que avançam pelo interior do Brasil e eventualmente conseguem influenciar até na região Nordeste. Elas têm origem polar e são o suficiente para causar quedas bruscas no Mato Grosso, especialmente no norte do estado. No entanto, ainda não há previsão para sua chegada.
Nesta época do ano destaca-se também o fato de que de as temperaturas podem variar muito entre o dia e a noite, atingindo a mínima e a máxima ao longo do mesmo dia.
Confira a previsão da semana para a Capital:
Logo na segunda-feria (02), a mínima salta para 22°C, com os termômetros podendo marcar até 29°C. O dia começa com céu claro e ventos fracos ao sul, chegando a temperatura máxima entre as 14h e 15h. Na terça-feira (03), a mínima sobre mais 2 graus e o dia começa com nuvens dispersas. A sensação térmica pode chegar a 33 graus, mas há chances de chuva a partir de 13h.
Na quarta-feira (04), a mínima volta aos 20°C, mas a máxima alcança 34°C, fazendo com a que a temperatura ao longo do dia volte ao costume do cuiabano. O céu permanece claro e aberto com sol forte durante todo o dia. Já na quinta e sexta-feria (05 e 06), a previsão se repente, sem grandes mudanças na variação de temperatura. Também não há chances de chuva.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3