12 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Segunda-feira, 23 de Maio de 2016, 09:43 - A | A

23 de Maio de 2016, 09h:43 - A | A

CIDADES / H1N1

Várzea Grande atinge meta da campanha de vacinação

ASSESSORIA



A Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em Várzea Grande ultrapassou a meta de vacinar 80% de seu público-alvo, no município. Já foram vacinadas 43.102 pessoas de um total de 52.853 a serem vacinadas, o que corresponde a porcentagem de imunização de 81,5%. O balanço parcial da Superintendência de Vigilância em Saúde mostra que o município atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é o de vacinar 80% das pessoas dos  grupos prioritários. Não haverá prorrogação da campanha em Várzea Grande, uma vez que o número mínimo de cobertura foi alcançado.

Conforme dados parciais do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI – Datasus),  entre os grupos prioritários foram vacinados até a data do dia 19 (quinta-feira)  idosos com 60 anos ou mais (96,76 %), crianças menores de 5 anos (80,3%), gestantes (64,16 %), puérperas (93,95 %), servidores da área da saúde (99,86%) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis - comorbidades - (80%). A população carcerária que inclui pessoas privadas de liberdade e servidores do sistema prisional atingiu 100% de cobertura vacinal.

“O grupo de gestantes até a presente data, é o que representa a menor cobertura vacinal. Por se tratar de dados parciais, até a chegada dos dados finais no Sistema, acreditamos que este percentual seja maior, uma vez que as unidades de saúde passam a alimentar o banco de dados, no final do dia de hoje a procura nas 19 unidades de saúde é bem maior do que os dias normais”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Juliano Silva Mello.

Casos registrados de H1N1

Dados da Vigilância Epidemiológica atualizados até sexta-feira (20.05), apontam para 24 casos notificados suspeitos de influenza no Município de Várzea Grande. São 12 homens, oito mulheres e quatro crianças. Do total, 19 são pessoas residentes em Várzea Grande e outras cinco são moradores de outras cidades que procuram atendimento nas unidades de saúde do Município. Existe um óbito confirmado por H1N1.

Dicas de Prevenção

Entre os principais métodos de prevenção à gripe H1N1 está a manutenção de bons hábitos de higiene; manter as mãos sempre bem limpas e lavá-las com frequência ou aplicar o álcool em gel se não for possível lavá-la imediatamente. Superfícies como maçanetas de porta, corrimões de escadas e de ônibus, por exemplo, podem estar contaminadas. As mãos contribuem para levar os vírus até as mucosas, como a boca e os olhos, o que favorece o contágio, por isso lavar as mãos sempre contribui na prevenção.

Também é imprescindível manter os locais ventilados, pois o vírus circula pelo ar, de forma concentrada, em locais fechados. Principalmente em locais com aglomeração de pessoas, como no transporte público, escolas, igrejas, locais de trabalho.

Quando tossir, procure tapar a boca com o antebraço e não diretamente com as mãos. Se espirrar, use um lenço descartável. Outros cuidados que garantem maior imunidade contra o vírus são: manter-se bem hidratado, comer de forma saudável.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia