Cuiabá, 19 de Maio de 2024

CIDADES Sábado, 22 de Abril de 2017, 13:16 - A | A

22 de Abril de 2017, 13h:16 - A | A

CIDADES / FIT PANTANAL 2017

Viajar para brasileiro é mais importante que ter a casa própria, diz pesquisa

Da Redação



(Foto: Gcom-MT)

FIT Pantanal-  palestra magna Heloisa Menezes 2.jpg

 

Pesquisa revela que grande parte dos brasileiros tem como maior sonho viajar pelo país. Os dados foram revelados pela diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes durante a palestra realizada FIT Pantanal 2017, no Centro de Eventos. Ainda de acordo com a diretora, o levantamento realizado pelo Instituto  GEM Brasil, mostra que desejos como ter a casa própria ou carro estão abaixo do sonho de viajar pelo Brasil. 

 

'Quase 50% dos entrevistados entre 18 até 64 anos coloca o desejo de viajar, inclusive acima do sonho, por exemplo, de ter sua casa própria ou carro. Desvelando a consolidação do turismo como uma modalidade social poderosíssima que vem transformando as realidades. Viajar é um sonho e, para quem pensava que os brasileiros preferem o exterior, percebe que a verdade é outra”, pontuou ela.

 

Com o tema - "Tendências do Turismo" -,  Heloísa  que na palestra utilizou como recursos para sua apresentação de conteúdo digital, vídeos, fotos e dados de pesquisas, também pontuou que atualmente há vários caminhos que apontam que o turismo inequiocamente é o segmento que mais cresce no mundo.  Com o mundo cada vez mais globalizado e conectado, o conceito de ‘turista’ também passa por transformação, segundo  ela, que diz que o turista atualmente é observado como ‘viajante’. 

 

Tudo porque o perfil de quem viaja tem sido moldado pelo novo jeito de se viver da população mundial que vem buscando mais do que conhecer novos lugares, querem viver experiências, sentir emoções, comentou a diretora.

 

“O mundo digital está revolucionando o turismo. Hoje, quem busca viajar pesquisa na internet, quer ver fotos, vídeos, comentários, quanto mais informação mais o destino se torna atrativo. É tudo uma questão de marketing bem feito e excelência no atendimento, pois, do mesmo jeito que o cliente escolhe ir, se tiver uma experiência negativa, além de não voltar, ainda poderá publicar suas críticas negativas de modo a interferir em futuras escolhas dos viajantes. E assim, vai se formando uma cadeia mundial, e, é assim, que lugares cada vez menos ‘badalados’ vem conquistando cada vez mais público”, explica.

 

A diretora do Sebrae nacional explicou igualmente, em sua palestra, que assim como os turistas estão passando por mudanças, é necessário que as empresas e os profissionais também comecem a se adequar às novas demandas. Alerta que as agências de viagens devem se preparar para receber clientes cada vez mais assíduos por informação e apelo emocional. “A grande tendência mundial é vivenciar experiências, realizar sonhos. Quanto mais subsídios a agência tiver no sentido de oferecer emoções, mais será fácil fechar negócios. Os pacotes precisam inspirar e encantar”, defendeu.

 

Para Heloísa, características dos destinos inteligentes como estruturas turísticas diferenciadas facilitam a interação e a integração dos visitantes antes, durante e depois, incrementando a qualidade de sua experiência com o destino por meio de metodologias e tecnologias inovadoras.

 

Sobre o perfil de quem viaja, pontuou que os viajantes de hoje estão mais interessados em buscar interação com as comunidades, querem ouvir as histórias, conhecer os costumes, frequentar os lugares que quase ninguém conhece, querem afeto, atenção, mais silêncio e conexão com a natureza.

 

De acordo com o Sebrae, até o fim de 2018, serão investidos R$55 milhões em aproximadamente 70 projetos de Turismo Inteligente em 19 estados brasileiros. A ideia é possibilitar que os pequenos negócios atendidos pelo projeto estejam imersos em soluções tecnológicas inovadoras e estruturas turísticas diferenciadas que facilitem a interação e integração do turista, incrementando a qualidade de sua experiência com o destino.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia