24 de Março de 2025
facebook twitter instagram youtube

COVID EM MT Quinta-feira, 13 de Maio de 2021, 15:59 - A | A

13 de Maio de 2021, 15h:59 - A | A

COVID EM MT / VACINA CUIABÁ

Prefeitura inicia imunização de garis e catadores de recicláveis

Única News
Da Redação



Cerca de 950 trabalhadores, entre varredores, garis da coleta de lixo domiciliar e catadores de recicláveis começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), e faz parte da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”.

A aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca é feita nesta quinta-feira (13) e também na sexta-feira (14), na sede da Limpurb. De acordo com o planejamento, a previsão é de que, somente hoje, aproximadamente 500 pessoas sejam atendidas, no período das 8h às 16h. O processo ocorre a partir de uma iniciativa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e da primeira-dama Márcia Pinheiro de incluir os trabalhadores no grupo prioritário para imunização.

O diretor-presidente da Limpurb, Vanderlúcio Rodrigues, enfatizou que estão sendo atendidos nessa etapa apenas as pessoas em extrema vulnerabilidade social, que atuam nas ruas da cidade, diretamente expostos ao novo coronavírus. Dessa forma, a aplicação da vacina acontece por meio de lista e não pelo cadastro no site oficial da campanha, já que muitos não possuem acesso à internet.

“Foram cadastrados aqueles que realmente trabalham na ponta. Ou seja, os servidores da parte administrativa, precisam seguir o agendamento normal pelo site da Prefeitura de Cuiabá. É mais um trabalho de humanização do prefeito Emanuel Pinheiro, que demonstra sensibilidade com esses trabalhadores que estão no dia a dia pelas ruas de Cuiabá, prestando um serviço fundamental para a população”, destacou Vanderlúcio.

Foto: Davi Valle

Vacinação de garis em Cuiabá

 

O coordenador técnico de Ações Básicas, Marcel Lemos, explicou que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, exclusivamente para esta ação, uma equipe formada por 10 profissionais. "Todas as pessoas vacinadas já saem daqui com a segunda dose agendada. Daqui a 90 dias, elas não precisarão procurar um dos nossos polos, pois vamos montar essa mesma logística para atender essa demanda”, relatou.

Maria Izabel da Trindade, de 48 anos, é uma das trabalhadoras que atuam na varrição dos espaços públicos da cidade e que recebeu a primeira dose da vacina. “Eu já sou feliz e agora estou mais feliz ainda por receber a vacina. Agora vou esperar a segunda dose. Isso é uma vitória para todos nós, que merecemos. Todos os dias saímos de casa às 5h para enfrentar essa pandemia”, disse.

Outro que está sempre na linha de frente é o gari Bruno José Monteiro, de 31 anos. Segundo ele, é preciso lembrar que, mesmo recebendo a imunização, é preciso continuar tomando todos os cuidados. “Essa é uma grande conquista, pois nós também estamos na linha de frente nessa pandemia. Todos os dias estamos na rua coletando o lixo, pra manter a cidade limpa. Mas, é importante continuarmos nos prevenindo. Não é porque tomamos a vacina que podemos relaxar”, pontuou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Foto: Davi Valle

Foto: Davi Valle

Foto: Davi Valle

Foto: Davi Valle

Foto: Davi Valle

Comente esta notícia