Globo Esporte
Após dois anos e três meses da queda do avião do Palmas FR, o relatório final foi divulgado, nesta quinta-feira (27), apontando que o excesso de peso pode ter causado o acidente que matou seis ocupantes da aeronave. A conclusão é do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O voo que vitimou seis pessoas seguiria de Palmas para Goiânia, em 24 de janeiro de 2021. Estavam a bordo o presidente Lucas Meira, 32 anos, o zagueiro Guilherme Nóe, 28 anos, o lateral-esquerdo Lucas Praxedes, 23 anos, o goleiro Ranule, 27 anos, o atacante Marcos Molinari, 23 anos, e o piloto Wagner Machado, 59 anos. O clube informou à época que o presidente e os atletas estavam na fase final do isolamento da Covid-19, e por esse motivo, seguiriam em voo particular. O Palmas enfrentaria o Vila Nova, no dia 25, pela 1ª fase da Copa Verde.
Segundo o relatório, finalizado no dia 30 de março, o avião não teria conseguido pegar altitude por causa do excesso de peso e caiu a 150 metros da cabeceira da pista. Os tanques de combustíveis localizados nas asas teriam colidido de forma simultânea no solo, o que provocou as chamas que consumiram toda a estrutura.
A investigação começou a analisar possíveis problemas na aeronave, e foi observado que “os motores e hélices apresentavam indícios de que estariam operando normalmente no momento em que ocorreu o impacto”, segundo trecho do relatório. Testemunhas também relataram que a princípio a decolagem não teve anormalidades, como barulhos ou fumaça.
Também foi apurada a condição psicológica do piloto Wagner Machado Júnior, e foi apurado que ele era um profissional cuidadoso e criterioso com as condições de voo. No dia do acidente, ele realizou todos os procedimentos de rotina que preparam a aeronave para o trajeto.
Excluindo esses fatores, a Comissão de Investigação passou a analisar a situação do peso e balanceamento da aeronave. Levando em consideração o peso do avião, possível posicionamento das bagagens, peso da tripulação e passageiros e até a disposição dos ocupantes nas fileiras, foi concluído que o avião pode ter decolado com cerca de 300 kg a mais que o indicado pelo fabricante.
O avião que caiu é um bimotor modelo Baron, de prefixo PTLYG. O site da fabricante do avião, a Beechcraft, indica que este tipo de aeronave pode transportar no máximo seis pessoas por voo. A mesma aeronave tinha sofrido danos substanciais em 2014, após um acidente em um aeródromo de Brasília. Na época, o relatório da Aeronáutica concluiu que o piloto se esqueceu de acionar o trem de pouso no momento da aterrisagem.
Após o acidente, o time conquistou o título de 2020 (a competição foi concluída em 2021), em seguida foi semifinalista da edição 2021, e terminou 2022 na sexta colocação geral. Porém, em 2023, o time não participou do estadual - licenciando de competições oficiais organizadas pela Federação Tocantinense de Futebol (FTF).
O ge tenta contato com algum representante do Palmas, que atualmente está inativo, e sem assessoria de comunicação.
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