Cuiabá, 27 de Abril de 2024

GERAL Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021, 13:16 - A | A

18 de Janeiro de 2021, 13h:16 - A | A

GERAL / ENEM x COVID

Mato Grosso registra quarta maior abstenção no Enem: 57% faltaram à prova

Aline Almeida
Única News



Mato Grosso é o quarto Estado com maior número de abstenções no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame, realizado no domingo (17), teve ausência de 57,1% dos inscritos no Estado. Dos mais de 98,9 mil que inscreveram para a prova, 56,4 mil deixaram de ir aos locais de aplicação. O percentual de ausentes no Estado fica atrás apenas de Mato Grosso do Sul (57,2%), Roraima (59,3%) e de Rondônia (64,5%). No país foram mais de 5,5 milhões. Destes, 2,8 milhões (51,5%) faltaram ao primeiro dia de prova.

O exame foi aplicado em 1.689 municípios. No total, foram 14.447 locais de aplicação e 201.380 salas de prova. Não houve aplicação no estado do Amazonas e nos municípios rondonienses de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura. Em Mato Grosso, o exame ocorreu em 57 municípios, com 253 locais de provas.

Mais de 10 mil inscritos já solicitaram reaplicação, em virtude de doenças infectocontagiosas. O Inep recebeu os pedidos e comprovantes da condição entre 11 e 16 de janeiro. O sistema foi fechado, como previsto, para que as solicitações fossem avaliadas e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação deste domingo. Ao todo, 8.180 solicitações foram deferidas e 1.991, indeferidas.

A partir desta segunda-feira (18), o sistema será reaberto para solicitação de pessoas com sintomas ou diagnóstico de COVID-19, que não poderão participar do segundo dia de aplicação, no próximo domingo (24). O prazo para o pedido vai até as 12h do próximo sábado, 23 de janeiro. Participantes acometidos por doenças infectocontagiosas, previstas no edital, na véspera ou no dia da aplicação poderão apresentar exames e laudos médicos pela Página do Participante, entre 25 e 29 de janeiro.

Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Diego Xavier lamenta a aplicação do exame em meio à pandemia. Ressalta que o grande número de abstenção mostra o temor de participantes quanto ao coronavírus. Ainda assim, o número de participantes é grande e, de certa forma, vai refletir no aumento do número de casos. “Vamos esperar, mas com certeza nas próximas duas semanas sentiremos o reflexo do Enem”, complementa o pesquisador.

Enem – Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. O segundo dia de aplicação do Enem 2020 impresso será no próximo domingo, 24 de janeiro. Os gabaritos das provas objetivas da versão impressa do exame serão divulgados pelo Inep até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O Enem Digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia