Cuiabá, 08 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

GERAL Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023, 14:47 - A | A

08 de Fevereiro de 2023, 14h:47 - A | A

GERAL / MAURO COMEMOROU

MT é o estado que mais cresceu em número de habitantes

Conforme dados do Censo 2022, além de Mato Grosso, apenas SC e PR registraram aumento populacional no país

Ari Miranda
Única News



 

Mato Grosso foi apontado como o estado que mais cresceu em número de habitantes no Brasil, entre julho de 2021 e dezembro de 2022, segundo pesquisa do portal Brasil em Mapas, divulgada nesta quarta-feira (8). A pesquisa foi desenvolvida com base na prévia do Censo Demográfico, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em dezembro do ano passado.

Segundo a estimativa populacional de MT, divulgada pelo IBGE em julho de 2021, o estado contava com uma população de 3,5 milhões de pessoas. Já em dezembro passado, este número saltou para 3,7 milhões de habitantes, um salto populacional de 6,08%.

O incremento populacional foi feito com base no cruzamento de informações, como número de nascimentos líquidos, óbitos e migrações doméstica e internacional.

O resultado foi comemorado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB) em seu perfil no Instagram. Segundo Mauro, o crescimento populacional está relacionado às boas oportunidades de emprego que o estado oferece e atraem pessoas de todo o país.

“Esse crescimento populacional tem pouco a ver com natalidade: são brasileiros vindo para cá em busca de oportunidades. Nosso estado tem o menor índice de desemprego do país, atraindo cada vez mais empresas e nós, do Governo, estamos com milhares de obras e ações em andamento. Isso tem impulsionado o desenvolvimento de Mato Grosso e feito com que milhares de pessoas venham para cá ajudar nosso estado a se tornar cada dia mais próspero”, disse o gestor.

Além de Mato Grosso, outros dois estados apenas outros dois estados apresentaram aumento populacional: Santa Catarina (5,07%) e Paraná (2,05%). Os demais estados incluído o Distrito FGederal, apresentaram perda líquida populacional durante o período

O estado que teve o pior decréscimo populacional foi o Amapá (-11.78%) que segundo as estimativas de 2021 está com uma população de 774 mil habitantes ante 877 mil de 2021. Além do Amapá, Rondônia (-10,96%) Acre (-8,5%) e Amazonas (-7,44%) registraram as maiores reduções no número de habitantes.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia