Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023, 15h:57

Líder do PCC em Mato Grosso é transferido para Cuiabá

Igor de Oliveira, o “Iraque”, foi recambiado ao Brasil e entregue pela Polícia Boliviana, após ser preso na cidade de Santa Cruz de La Sierra.

Ari Miranda
Única News

Reprodução/Policia Nacional de Bolivia

Um forte esquema de segurança, que reuniu agentes das Polícias Militar, Penal e Civil, foi montado nesta quinta-feira (30/11), em Cáceres (220 Km de Cuiabá), para a transferência do preso Igor de Oliveira Campos, conhecido no mundo do crime como “Iraque”, apontado como líder de célula da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em Mato Grosso.

O criminoso brasileiro foi detido nesta semana pela Polícia Boliviana, na cidade de Santa Cruz de La Sierra e foi recambiado até a fronteira na quarta-feira (29), onde foi entregue às forças de Segurança de Cáceres. Participaram do recambiamento a Polícia Judiciária Civil, Policiais Penais de Cáceres e uma equipe de agentes do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), da Polícia Militar.

‘Iraque’ foi levado à Delegacia de Cáceres, onde passou por interrogatório na e posteriormente foi levado a Cadeia Pública de Cáceres, de onde só saiu na manhã de quinta-feira (30) para ser transferido de unidade prisional.

Envolto em muita segurança, o criminoso foi trazido em uma aeronave do CIOPAer até Cuiabá, onde permanecerá preso na Penitenciária Central do Estado (PCE). A medida foi tomada devido à proximidade do Presídio de Cáceres com a fronteira Brasil – Bolívia e o temor de resgate de Igor por membros da facção.

Iraque era o principal alvo da Operação Kraken, realizada pela Polícia Civil neste ano, contra a organização criminosa a qual ele lidera no estado, por envolvimento com tráfico de drogas, armas e homicídios na região da fronteira. A operação foi deflagrada em 21 de julho, para o cumprimento de 91 ordens judiciais de prisão, buscas, bloqueios e sequestro de bens em quatro cidades de Mato Grosso e em Vilhena (RO).

O preso estava com mandado de prisão expedido pelos crimes de associação criminosa, comércio ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas. Ele também tem uma condenação por roubo e tráfico de drogas, cujo mandado de prisão definitiva foi cumprido nesta quinta.