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Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2023, 14h:35

El Niño vai ‘afunilar’ a demanda por frete no agronegócio brasileiro

Atraso no plantio da soja deve concentrar procura por transporte em curto espaço de tempo

Globo Rural

Reprodução/Internet

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O fenômeno El Niño atrasou o plantio de soja no Centro-Oeste, região que domina a produção da oleaginosa no país, o que deve reduzir a janela de plantio de milho segunda safra. Isso vai concentrar ainda mais a demanda por frete rodoviário para o escoamento da colheita, o que deve aumentar o custo do transporte.

Segundo o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (EsalqLog), os preços dos fretes rodoviários no começo do ano que vem devem ser de 15% a 20% mais altos do que os do mesmo período de 2023. Com o atraso na colheita, o custo do transporte deve atingir seu pico entre o fim de fevereiro e o início de março, e não no início de fevereiro, como costuma ocorrer.

Isso obviamente vai depender de cada região, mas haverá uma concentração maior de caminhões saindo das fazendas nessa época”, diz Fernando Bastiani, um dos coordenadores do levantamento do EsalqLog.

O El Niño provocou seca excessiva no Centro-Oeste, o que impediu os trabalhos de plantio da soja — o Ministério da Agricultura chegou a estender o prazo de semeadura até 13 de janeiro. Já no Sul do país, o fenômeno provocou chuvas excessivas e impediu de tratos culturais no Rio Grande do Sul e Paraná.