Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Domingo, 05 de Maio de 2024, 17h:10

Pesquisa releva que 93% dos mato-grossenses utilizam serviços de beleza

O estudo realizado pelo Sebrae/MT mostra os fatores que influenciam na decisão do cliente na escolha de um estabelecimento; confira

Única News
Com Assessoria

(Foto: iStock)

O interesse crescente dos consumidores pela aparência pessoal tem impulsionado significativamente o crescimento no mercado da beleza em Mato Grosso. A pesquisa setorial da Beleza em Mato Grosso realizada pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) mostra que, dos clientes entrevistados, 93% dos mato-grossenses utilizam serviços de beleza, 64% utilizam a cada quinzena e 21% ao menos uma vez no mês.

Entre os serviços mais procurados estão: corte de cabelo (61%), unhas (21%) e tratamento específico como sobrancelhas, cílios, entre outros (6%). A recomendação de amigos e familiares é a opção que mais influencia a escolha de um estabelecimento para 40% dos clientes entrevistados. Na sequência, temos preços, promoções e publicidade (13%).

“Outo fator decisivo na escolha do cliente é a diferenciação, e isso pode ser feito com ofertas, a exemplo de pacotes de serviços, com serviços que ofertem experiências únicas, personalizadas, que não apenas atendam as expectativas, mas superem elas. E para realmente destacar, é importante que os empresários sejam proativos, inovadores e busquem sempre melhorar a sua proposta de valor, suas ofertas, seus processos, para não somente acompanhar as tendências, mas também liderarem essas inovações no setor da beleza”, explica o gestor de Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves.

Para a consumidora Thaynná Fernandes, de 27 anos, o diferencial que ela sempre busca na escolha de um empreendimento de beleza é o preço justo, atrelado ao bom atendimento. “Eu sempre faço uma pesquisa de preço para o serviço que estou procurando. Já fui em salões que cobram um preço acima do mercado e com um atendimento não tão bom. Prefiro ir aonde sou bem atendida e pagar um preço justo pelo serviço oferecido. Outro fator que influencia na minha escolha é a proximidade da minha casa”.

Clientes conscientes

O tema sustentabilidade está em alta relevância e a conscientização com relação ao meio ambiente está na moda. A pauta chegou nos mais diversos segmentos de negócios, em produtos e em serviços. E no setor da beleza também é um fator muito priorizado. Tanto que a importância de ações sustentáveis para um impacto positivo tem mudado o modo de consumo dos compradores. 

Por isso, 25% dos empreendedores do segmento têm adotado novas práticas sustentáveis como: priorizar a utilização de produtos com ingredientes orgânicos ou naturais (51%), utilizar materiais de embalagens ecológicas (45%), adotar medidas para a economia de água e energia (41%) e fazer a coleta seletiva do lixo (33%).

“A sustentabilidade continua sendo uma tendência crescente em todos os setores, em todas as indústrias e no setor da beleza não é diferente. Então, adotar práticas mais ‘verdes’ pode não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também atrair consumidores conscientes que valorizam esse tipo de iniciativa”, finaliza o gestor.

Como consumidora consciente, Thaynná também prioriza a escolha de locais que têm ações sustentáveis. “Em casa eu sempre busco ter atitudes sustentáveis, então como cliente eu também prezo na escolha por empreendimentos que tenham medidas conscientes. No salão que eu mais frequento, por exemplo, eles têm placas solares, não utilizam copos descartáveis e reduziram o gasto de água”, conta a cliente.