Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017, 18h:50

Aplicativo da AL ganha destaque internacional da Microsoft

Da Redação

APP AL MT

 

O aplicativo “ALMT Interativa” criado para simplificar a comunicação entre a Assembleia Legislativa (AL) e a comunidade ganhou destaque internacional. Isso porque a Microsoft apresentou a empresa mato-grossense Fidelity Mobile, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, como estudo de caso.

 

A empresa ganhou notoriedade ao usar o Xamarin para mobile government. De acordo com a Microsoft, o app "combina featuras populares de UX para consumo (como chat e gamificação), segurança em nível empresarial e serviços inteligentes de cloud, como tradução e acesso contínuo a dados, para promover o engajamento do cidadão e elevar a transparência e a confiança".

 

Isso permitiu à Fidelity o desenvolvimento do aplicativo nativo em Windows, com compartilhamento de mais de 90% do código para iOS e Android. Todo o aplicativo pode ser testado Visual Studio App Center, assegurando os requisitos de segurança exigidos pela Assembleia Legislativa. Além de estar disponível online e off-line.

 

Antes do aplicativo os meios que a população usava para se comunicar com parlamentares era pelo site ou pelas audiências públicas, o que com a novidade ficou mais ágil. Por trás do app, existe um projeto de inovação aprovado por mérito científico pela Fidelity Mobile no programa TECNOVA, gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (FAPEMAT).

 

Este projeto gerou tecnologias disruptivas inéditas no mundo:

 

* Chat Deputado + Chat Cidadão: Trata-se de uma ferramenta de conversação ou bate papo em tempo real com os mesmos recursos dos serviços de instant messenger tradicionais, como o Whatsapp, que possibilita o envio de mensagens de texto, arquivos, dos cidadãos com os deputados e a assembleia. Para atender aos requisitos da Constituição e do Marco Civil da Internet, todo usuário faz um cadastro prévio antes de utilizar este serviço;

 

* Web Chat: Sistema para o atendimento das interações do Chat Deputado por meio da intranet integrado ao app. Por meio dele o gabinete do deputado e os setores da assembleia legislativa podem realizar o atendimento a todos os cidadãos;

 

* Funções sem e com internet: Todos os serviços do aplicativo podem ser utilizados sem internet via SMS sem custos para o cidadão;

 

* Funções offline: O app permite a navegação sem internet, sem bugs superando um dos grandes problemas do atual ecossistema de aplicativos pois a grande maioria dos apps no mercado mundial exigem uma conexão constante com a internet para realizar funções simples como abrir, navegar, acessar menus.

 

* Gamificação: Inserida no app com o objetivo estimular os jovens a se engajarem nas questões políticas. Ao interagir com o app os cidadãos ganham pontos, sobem no ranking, conquistam troféus e concorrem ao título de cidadão colaborativo.

 

Sobre a Fidelity Mobile

 

Fundada em agosto de 2006, a Fidelity Mobile é uma empresa de tecnologia e inovação, que acumula know-how na gestão do conhecimento. Com base nesta experiência disruptiva, a empresa desenvolveu uma plataforma tecnológica mobile inovadora, social e sustentável. Foi ganhadora do Prêmio FINEP de Inovação em duas ocasiões, 2010 e 2013, e em duas categorias: Micro e Pequena Empresa e Gestão da Inovação. Também em 2010 a empresa foi eleita para o World Summit Award (WSA MOBILE CONTENT 2010) o maior Prêmio de Mobilidade do Mundo, realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos), em parceria com as Nações Unidas (ONU), como sendo o melhor case brasileiro na categoria "M-Government & Participation".