Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019, 08h:00

PróUnim realiza Dia de Cooperar no Parque Mãe Bonifácia. Já conto! Foi sucesso?

Por Tamires José/Única News

(Foto: Helder Faria)

CRUZ FOTO 02.JPG

O pessoal da melhor idade participaram e ficam encantados com toda programação.

 

O Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim) levou uma série de serviços e projetos apoiados para o Dia de Cooperar 2019, realizado no último sábado (6 de julho), no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá (MT). A ação, ocorrida simultaneamente em 400 cidades brasileiras, é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras encabeçadas por cooperativas dos mais diferentes ramos.

A ação contou com a participação dos estudantes de Medicina da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e o público teve a oportunidade de fazer consultas na área de saúde e sanar dúvidas com médicos. Trabalhos realizados sob supervisão da médica da Família e Coordenadora do Ambulatório de Especialidades da Unimed Cuiabá, a cooperada Dr.ª Sofia Bernardo.

A parceria voluntária também foi realizada com alunos do curso de Técnico de Enfermagem e Estética, do Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (Cetem), com aferição de pressão arterial, teste de glicemia, verificação de peso e altura (IMC), massagem e design de sobrancelhas.

"Essas ações são muito boas, ajudam a população, porque muitas pessoas não têm condições de ir ao médico. Isso aqui está sendo excelente. Devia vir mais vezes. Toda semana se possível", elogiou Vera Lúcia Bulhões, moradora do Coophamil que compareceu com os filhos João Vitor e Kauan Breno.

"É muito bom para a gente ver certinho como está e fazer uma pré-consulta. É difícil conseguir atendimento na rede pública, então tem que aproveitar", enalteceu Maria José Rodrigues Paes, do residencial Nilce Paes Barreto, no bairro Pascoal Ramos. "Tinha que ter sempre. Se tivesse, estava ótimo", reforçou.

Também foram disponibilizados outros serviços como aula de dança, recreação para as crianças – com brincadeiras e pinturas, café da manhã com lanches naturais e frutas – quem quisesse podia fazer o próprio suco com um liquidificador instalado numa bicicleta, a "fitbike" - e distribuição de mudas de árvores ornamentais e frutíferas (do Projeto de Neutralização de Carbono).

Projetos apoiados e/ou desenvolvidos pelo PróUnim participaram ativamente, como o Canção de Roda (em benefício de crianças e jovens de baixa renda portadores de deficiência auditiva e fala), a Orquestra PróUnim (aulas de música com instrumentos e canto), a Dança Sênior do Terceira Idade em Ação, do bairro Coophamil, o programa De Cara Limpa Contra as Drogas - da Polícia Judiciária Civil e o projeto social Grêmio Recreativo Esportivo - ROTAM (G.R.E.R).

"É um trabalho que visa desenvolver uma atividade física e social com o pessoal a partir dos 60 anos. Nós estamos há seis anos nesse trabalho, com a ajuda da Unimed Cuiabá e do PróUnim", explicou o coordenador, professor Paulo Afonso Moreira. Ele elogiou bastante a mudança de local do Dia C. "Foi realizado dois anos no Coophamil e este ano trouxeram para o Parque Mãe Bonifácia e eu achei que foi legal, foi importante. Ficou muito melhor do que dentro do ginásio, onde ficava fechado. Aqui estamos numa área aberta. Acho que foi uma boa ideia do PróUnim trazer esse evento para cá", salientou Paulo Afonso.

O Diretor de Provimento a Saúde da Unimed Cuiabá, Dr. Rodney Mady, lembrou que o Dia C estava sendo realizado em mais de 400 cidades em todo o país, com o tema "Atitudes Simples Movem o Mundo". "É uma forma de agradecer a comunidade pela receptividade que teve com a Cooperativa em Cuiabá e Mato Grosso. Então, é com muito prazer que a Unimed traz essas ações sociais voluntárias por meio do PróUnim", frisou o médico.

Segundo ele, a Unimed Cuiabá busca estar sempre atualizada com novos métodos e meios para prevenção de doenças crônicas, levando um pouco dessa preocupação para o público externo, assim como vem fazendo com seus clientes. "Recentemente a cooperativa inaugurou o Espaço Cuidar, um local esplendoroso que serve de exemplo para o Brasil. É uma satisfação e se deve ao trabalho da Diretoria, representada pelo Presidente Dr. Rubens Carlos de Oliveira Jr, que traz para cá o que há de melhor nas cooperativas de todo o mundo", ressaltou.

Para a Diretora Administrativo-financeiro da Unimed Cuiabá, Dr.ª Suzana Palma, o Dia C é a culminância de um trabalho realizado ao longo do ano pelo PróUnim. "Acreditamos que agir com responsabilidade social significa retribuir à comunidade cuiabana todo o respeito conquistado ao longo da nossa existência. Durante todos esses anos, o Programa de Ação Social desenvolveu diversos projetos próprios e em parceria voltados para o público interno e externo. Isso está no nosso DNA. Entre os princípios do Cooperativismo estão à educação, a formação e a preocupação com a comunidade", lembrou a médica.

 

(Foto: Helder Faria)

CRUZ FOTO 2.2.JPG

Os profissionais da beleza elevando a autoestima dos participantes.

CRUZ FOTO 2.1.JPG

A música também deu o tom da alegria e do alto astral.