Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 17h:38

TJ determina soltura de líder de empresa em esquema do jogo do bicho

Única News
Da Redação

(Foto: Mikhail Favalessa / RD News)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) revogou, nesta quarta-feira (14), por unanimidade, a prisão do empresário Frederico Müller Coutinho, acusado de comandar uma organização criminosa, por meio da empresa Ello/FMC, que atuava no jogo do bicho. A prisão foi substituída por medidas cautelares.

Segundo a Polícia Civil, Müller seria líder de uma organização criminosa que disputava espaço com uma outra, supostamente liderada por João Arcanjo Ribeiro.

As investigações iniciaram em agosto de 2017, conseguindo desarticular duas organizações criminosas que comandam o jogo do bicho em Mato Grosso e que movimentaram, em um ano, apenas em contas bancárias, mais de R$ 20 milhões.

Por Müller ser réu primário, os desembargadores consideraram que a situação do investigado é igual a dos outros 12 envolvidos, que já receberam liberdade na semana passada. Ele usará tornozeleira eletrônica.

A operação

De acordo com as investigações, dois grupos estavam envolvidos com o esquema de jogo de azar e um deles era comandado pelo bicheiro João Arcanjo Ribeiro, que foi preso no dia da operação, pelo mesmo crime que o levou à prisão em 2002.

O grupo denominado Colibri era liderado por Arcanjo e seu genro, Giovanni Zen Rodrigues, também preso na operação. A organização era integrada por 11 membros. Todos os envolvidos eram de extrema confiança dos líderes.

Na Operação Mantus também foi preso o empresário Frederico Muller Coutinho, dono da Ello FMC, que atuava no mesmo ramo de jogos de azar e lavagem de dinheiro, conforme denúncia. Os funcionários da Ello também foram detidos.