Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 09 de Outubro de 2019, 08h:18

Defaz deflagra operação contra grupo criminoso que desviou R$ 337 milhões do Estado

Única News
Da redação

(Foto: Rogério Florentino )

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (09), a Operação "Fake Paper" e cumpre nove mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão contra a administração pública.

A operação investiga uma organização criminosa que através de falsificação de documento público, falsificação de selo ou sinal público e uso de documento falso promoveu a abertura de empresas de fachada, visando disponibilizar notas fiscais frias para utilização de produtores rurais e empresas nos crimes de sonegação fiscal. Além disso, o esquema possibilitou a prática de crimes não tributários, como a fraude a licitação, ou mesmo 'esquentar' mercadorias furtadas ou roubadas.

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) constatou que, juntas, as empresas Rio Rancho Produtos do Agronegócio Ltda. e Mato Grosso Comércio e Serviços e a B. Da S. Guimarães Eireli emitiram R$ 337.337.930,11 milhões em notas frias, gerando um prejuízo alarmante ao Estado.

O delegado titular da Defaz, Anderson da Cruz e Veiga, ressalta que “a operação busca apreender documentos, dispositivos móveis e computadores que possam robustecer ainda mais a investigação e integra mais uma ação da Defaz em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda, no combate aos crimes contra a ordem tributária”.

Os mandados estão sendo cumpridos em sete cidades de Mato Grosso: Cuiabá, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Barra do Bugres, Canarana, Sorriso e Juína.