Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sábado, 19 de Outubro de 2019, 18h:02

Samba e oficinas abrem a programação da 7ª edição do festival 'Tudo sobre Mulheres'

Única News
Da Redação

Divulgação

O Festival Tudo Sobre Mulheres, realizado tradicionalmente em Chapada dos Guimarães, acontece pela primeira vez em Cuiabá. Essa é só uma das novidades do evento, que será aberto oficialmente neste domingo, dia 20, às 13h30, no Taste Label do Shopping Estação, com uma roda de samba formada, exclusivamente, por sambistas mato-grossenses. Entre os destaques, a cantora Deise Águena, que lembra que “desde que surgiram os primeiros batuques, a presença feminina tem sido fundamental para perpetuação dessa cultura”.

Além da roda de samba e, é lógico, da mostra de cinema que reúne produções que contemplam o universo feminino, a edição deste ano tem uma programação diversificada. Serão realizadas oficinas,  já com vagas esgotadas,  pocket shows e  rodas de conversa, que já fazem parte da história do Festival. Um dos temas que será debatido é ‘O Protagonismo Feminino na Política’, que trará à Cuiabá Manuela D’ávila e Bendedita da Silva, dois ícones femininos da política brasileira. O painel terá ainda a participação de dois nomes importantes da política regional – a Deputada Estadual, Janaína Riva, e a Deputada Federal, Rosa Neide Sandes.

A MOSTRA CINEMATOGRÁFICA

Desta vez sediado na capital, mas preservando sua essência, o ‘Tudo Sobre Mulheres’ vai reunir, como sempre, produções audiovisuais com temáticas femininas. “Questões importantes como a diversidade LGBTQ+, a diversidade de etnias, nacionalidades e características marcam os filmes selecionados em 2019”, destaca Danielle Bertolini, idealizadora do festival.

Foram selecionados 31 filmes, que serão exibidos, a partir do dia 28, em dois diferentes locais - no Cine Teatro Cuiabá e no Cineclube Coxiponés. A maior parte desses filmes estará na mostra competitiva, sob a avaliação de um júri especializado e também do público, que também poderá escolher os vencedores em oito categorias diferentes, entre elas, a de melhor filme, melhor filme universitário e melhor filme de estreia.

Paralelamente, acontece também uma mostra homenagem  à Debora Ivanov, produtora executiva e ex-diretora da Ancine (Agência Nacional de Cinema), com destaque para produções já consagradas como ‘Que Horas Ela Volta?’ e ‘Chega de Saudade’.

Para Danielle Bertolini, O TSM, que já faz parte do calendário nacional de eventos cinematográficos,  já se consolidou como um instrumento de valorização, empoderamento e visibilidade das mulheres no audiovisual brasileiro e, para esta sétima edição, a expectativa dela é grande. “ A intenção é proporcionar uma reflexão saudável, capaz de dar voz às diferentes mulheres e disseminar o respeito sob os diversos olhares em torno do feminino”.

Serviço

7º Tudo Sobre Mulheres
21 a 31 de Outubro
Local: Cine Clube Coxipones, Cine Teatro Cuiabá

www.tudosobremulheres.com