Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 17h:30

Espetáculo gratuito revive história de Cuiabá até seus 300 anos

Única News
Com Assessoria

(Foto: Assessoria)

De 29 de novembro a 1º de dezembro, sempre às 20h, o Ginásio de Esportes Verdinho, localizado no bairro CPA 1, será palco do espetáculo Cuiabá 300, encenado pela Cia Cena Onze de Teatro, que conta a história de uma terra de luta e vitória, fundada em 08 de abril de 1719, pelo bandeirante paulista, Pascoal Moreira Cabral.

A peça engloba um contexto social e histórico muito importante para entendermos a Cuiabá atual. Ela percorre os diversos períodos da história do pequeno vilarejo, pertencente à Capitania de São Paulo e que sete anos depois, com a visita do capitão-general governador da Capitania, Rodrigo César de Menezes (que chegou à região como representante do Reino de Portugal), foi elevada à categoria de Vila Real e depois a cidade de Cuiabá.

Ao logo desses 300 anos de histórias, Cuiabá viveu a febre do ouro, período áureo do tempo do Brasil colônia, passando por décadas de estagnação econômica e isolamento em relação aos grandes centros do litoral, até a expansão que ocorreu nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX, com a famosa marcha para o Oeste e a expansão da Fronteira Agrícola", explica.

“É importante lembrar que esse projeto não é de apenas entretenimento, mas também de cunho social, já que temos a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza”, explicou o diretor-geral do espetáculo, Flávio Ferreira.

Entre o público vulnerável selecionado para participar do evento estão reeducandos do sistema prisional, indígenas da etnia Xavante, detentos do semiaberto, do Sócio Educativo, pessoas que estão em Casa Lares e pessoas que trabalham no aterro sanitário.

O espetáculo tem duração média de 1 hora e a participação de 135 atores divididos em 11 cenas, entre elas a histórica fundação de Cuiabá, a conhecida Rusga, o triste episódio em que a varíola arrasa Cuiabá, os famosos personagens: Jejé, Antonieta e a 1ª TV da capital, até a comemoração dos 300 anos de Cuiabá.