Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016, 07h:46

Dicas para uma decoração atemporal

Veja como deixar a casa com um visual sempre atual, com escolhas que não saem de moda.

Web Luxo/ Única News

Como compor uma decoração para não enjoar, e que não saia de moda pelos próximos anos? Pode parecer difícil, em especial para quem é antenado em tendências. Mas os arquitetos Alexandre Weiss e Nelson Machado, do escritório Machado & Weiss Arquitetura e Interiores, têm algumas dicas para deixar sua casa mais atemporal, mas ao mesmo tempo moderna e cheia de personalidade.

 

 

Prefira uma base neutra



Usar cores mais básicas nas paredes, tapetes e cortinas garante maior versatilidade na decoração. O branco é o novo preto, um clássico. As cores e estampas podem ficar nos detalhes, em quadros, objetos e plantas – que podem ser mudados com mais facilidade a cada estação do ano, ou conforme o humor do cliente.

 

“Isso deixa o ambiente mais clean, facilita a harmonização dos elementos, e possibilita ousar mais nas cores das peças decorativas, que ganham destaque pontual e personificam os ambientes”

 

… explica Machado, que também é designer de interiores.

 

Projeto arquitetônico e de interiores realizado pelo escritório Machado & Weiss Arquitetura e Interiores para a sala de um jovem casal. Foto: Nenad Radovanovic
Projeto arquitetônico e de interiores realizado pelo escritório Machado & Weiss Arquitetura e
Interiores para a sala de um jovem casal. Foto: Nenad Radovanovic

 


espaco4
Nesta sala integrada, por exemplo, o fundo neutro recebeu algums peças e flores vermelhas, e as poltronas e objetos em tons de azul turquesa.

 

Aposte nos clássicos



Embora possa ser um investimento alto, os móveis com design renomado não saem de moda. As madeiras permanecem tradicionais, são duradouras e trazem conforto.

 

“Outra dica: é mais difícil enjoar de móveis com linhas retas também, que trazem mais flexibilidade e funcionalidade ao ambiente”

 

… sugere Weiss.

 

Para esta sala, foram escolhidas as clássicas poltronas e chaise Barcelona, a poltrona Charles Eames e as mesas Saarinen brancas. O colorido ficou por conta da obra de arte em destaque na parede.

 

O projeto de interiores desta casa foi realizado para um casal de empresários com dois filhos. Foto: Gilmar Veng
O projeto de interiores desta casa foi realizado para um casal de empresários com dois filhos. Foto: Gilmar Veng

espaco4
Capriche na escolha do objetos



As peças de decoração traduzem bastante da personalidade dos moradores e podem trazer diferentes estilos para uma decoração mais básica. Objetos herdados da família, comprados em viagens e aquele presente especial de um amigo ou familiar, singularizam o ambiente, trazem valor sentimental e boas lembranças. “As obras de arte também podem garantir sofisticação e personalidade ao decór, e tornar um espaço único e diferenciado”, indica Machado.

 

Este living intimo recebeu quadros encomendados especialmente para o ambiente. Foto: Gilmar Veng
Este living intimo recebeu quadros encomendados especialmente para o ambiente. Foto: Gilmar Veng

espaco4
Não esqueça: menos é mais



Muitas formas diferentes podem se tornar cansativas, por isso é melhor optar por linhas simples e retas. “Mas não adianta ter uma bancada ampla, ou uma estante mais básica, e encher de objetos de decoração. Isso deixa o ambiente pesado. É melhor usar poucas, mas boas peças de decoração”, acrescenta Weiss. Muitos móveis também, em especial se o espaço é pequeno, não é uma boa ideia!

 

Alexandre Weiss e Nelson Machado, arquitetos do Machado & Weiss Arquitetura e Interiores. Foto: Lucila Baccin
Alexandre Weiss e Nelson Machado, arquitetos do
Machado & Weiss Arquitetura e Interiores. Foto: Lucila Baccin

espaco4
Machado & Weiss Arquitetura e Interiores



Atuando em parceria há mais de nove anos, o arquiteto e designer de interiores Nelson Machado (CAU A85835-8) e o arquiteto Alexandre Weiss (CAU A86062-0) realizam projetos de interiores, arquitetônico, reformas e paisagismo, tanto residenciais quanto comerciais. Donos de um estilo contemporâneo, preocupam-se com a durabilidade e atemporalidade dos materiais. Acompanham todas as etapas da realização dos projetos, incluindo as obras e a escolha minuciosa dos móveis e materiais a serem utilizados.

 

Serviço: Machado & Weiss Arquitetura e Interiores
Av. Pres. Arthur da Silva Bernardes, 669, sala 20
Vila Izabel, Curitiba (PR)