Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020, 13h:54

MT Escola de Teatro é indicada a prêmio internacional de cultura

Única News
com Assessoria

(Foto: Reprodução/instragram)

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), responsável pelo gerenciamento e projeto pedagógico da SP Escola de Teatro e da MT Escola de Teatro, foi indicada ao Prêmio Internacional Achievements 2020, na categoria Excelência em Ciência e Educação, como uma instituição de ensino que demonstrou avanços significativos nos padrões de serviços de gestão, educação e colaborações internacionais eficientes. A entrega do prêmio acontece em Londres, no Institute of Directors, no dia 17 abril.

De acordo com o coordenador pedagógico da MT Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez, a ADAAP criou uma rede de contatos com várias das mais importantes universidades do mundo no âmbito da pedagogia teatral. "Esse reconhecimento nos tem levado a uma troca de experiências e saberes de grande riqueza. A indicação reflete o respeito que a comunidade acadêmica internacional nutre pelo nosso trabalho, o que é muito gratificante e demonstra também que Mato Grosso está fazendo junto com a ADAAP uma revolução no ensino da arte teatral em nosso país", revela.

Ele ainda afirma que a cultura é uma batalha diária, uma construção cotidiana e cuidadosa que deve ser criada com carinho e dedicação. "Este prêmio é mais uma etapa desse processo. Tanto em São Paulo quanto em Mato Grosso, a ADAAP está contribuindo para a consolidação do teatro como arte fundamental para a identidade de um povo. O prêmio demonstra que o Brasil pode criar projetos pedagógicos importantes e de ponta para o desenvolvimento de seu teatro. Por outro lado, isso fortalece um projeto de excelência em um momento tão conturbado para a educação brasileira quanto este", destaca.

Para 2020, a associação pretende participar de vários encontros internacionais, discutindo as questões da pedagogia teatral. Em Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o objetivo é expandir a atuação por várias cidades do interior do estado, com cursos de extensão que capacitem grupos de teatro profissionais e amadores.

O comitê organizador seleciona indicados do mundo todo, a partir de diversas fontes, como materiais de conferências acadêmicas, fóruns e exposições, atividades de sindicatos científicos e profissionais, fundos e associações internacionais, classificações do setor, informações da mídia, recomendações pessoais e pesquisas de especialistas.

Entre os indicados neste ano estão LIGS University (Estados Unidos), Lexi-Logos Greek Language Center (Grécia), University of Brescia (Itália), Richfield Graduate Institute of Technology (África do Sul) e Universidad Nacional de Rio Negro (Argentina).

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SECEL), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze, Universidade do Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP).

"Nós da MT Escola de Teatro nos sentimos muito honrados por termos sido indicados ao Prêmio Internacional Achievements 2020, sendo parte dessa criação coletiva e participando da construção desse processo", finaliza o diretor artístico da MT Escola de Teatro, Flávio Ferreira.

Sobre a MT Escola de Teatro

A MT Escola de Teatro é um polo de formação da gestão do Cine Teatro Cuiabá firmada entre Secretaria de Estado de Cultura e Associação Cultural Cena Onze. O curso de tecnologia em Teatro tem a parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap/SP).