Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020, 16h:24

Após renúncia, vice-reitor assume UFMT até que novas eleições sejam realizadas

Ana Adélia Jácomo e Euziany Teodoro
Única News

Reprodução

Myrian Serra e o vice-reitor vice-reitor, Evandro da Silva

Com a renúncia de Myrian Serra do cargo de reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a instituição informou, por meio de nota oficial nesta sexta-feira (21), que assume interinamente o vice-reitor, professor Evandro Aparecido Soares da Silva.

A normativa que definirá as novas eleições será regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC). O cargo passará ao vice-reitor em 2 de março.

No entanto, de acordo com medida provisória da União, "é obrigatória a realização de consulta à comunidade acadêmica para a formação da lista tríplice para o cargo de reitor para submissão ao Presidente da República por meio do Ministro de Estado da Educação".

Podem votar para escolher o novo reitor, servidores efetivos do corpo docente, servidores efetivos técnico-administrativos e integrantes do corpo discente matriculados.

Podem concorrer à vaga de reitor somente os docentes com cargo efetivo que possuam o título de doutor.  O reitor será escolhido e nomeado pelo Presidente da República entre os três candidatos com maior percentual de votação.

Despedida

Myrian Serra confirmou, por meio de publicação nas redes sociais, seu pedido de renúncia, feito através do ofício enviado ao presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), João Carlos Salles Pires da Silva, nesta sexta-feira (21).

No texto, ela afirma que seguirá em busca de outros planos “em defesa da Educação Superior”.

Leia mais: Myrian Serra renuncia à reitoria da UFMT após forte crise administrativa

“Por razões de cunho pessoal, comunico a minha renúncia ao Cargo de Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a partir de 02 de março de 2020. A não permanência no Cargo de Reitora significa respeito à gestão e a toda a comunidade universitária, bem como a minha história de coragem, compromisso e seriedade com a educação”, justificou.

Ela lembrou sua trajetória, após três anos frente à UFMT. “Desde 14 de outubro de 2016, assumi com orgulho, a reitoria da UFMT. Aqui, vivi a maior parte de minha vida. Tive a oportunidade em ser Estudante, Professora, Gestora e, agora, Reitora. Uma vez UFMT, Sempre UFMT”.

Citando poema do mato-grossense Manoel de Barros, afirma que “precisa ser Outros”. “A partir de agora estarei em outras frentes, sempre em defesa da Educação Superior Autônoma, Pública, Gratuita, Democrática, Laica e Inclusiva.”

Facebook

Post Myrian Serra