Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 25 de Março de 2020, 17h:36

Nove casos de Coronavírus são confirmados em Mato Grosso; 326 casos são suspeitos

Euziany Teodoro
Única News

Reprodução

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, atualizou os dados do Coronavírus no Estado e, nesta quarta-feira (25), já são nove casos confirmados e casos 326 suspeitos. Até essa terça (24), eram sete casos confirmados e 269 suspeitos.

Cuiabá e Várzea Grande têm um caso a mais cada. Cuiabá tem seis casos confirmados, Várzea Grande tem dois e o último é em Nova Monte Verde (a 972 km da capital).

Os municípios com mais casos suspeitos são Cuiabá, com 47 pessoas; Várzea Grande, com 31; Sinop, com 29 casos, Rondonópolis, com 28; Campo Verde, com 21 casos e Tangará da Serra, com 17.

De acordo com o secretário, se o isolamento social não tivesse sido feito, o número de contaminação seria muito maior. “Se não tivéssemos feito isolamento social nenhum, teríamos um número bem maior. A receita é a mesma. Não mudamos a nossa recomendação, aqueles que puderem, fiquem em casa”, afirmou.

A declaração vem em resposta ao pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, que classificou o Coronavírus como uma “gripezinha” e recomendou que todos voltem à rotina normal.

“Aqui tem lei. Não é uma falha no discurso do presidente que, do dia pra noite, muda tudo. Estamos cumprindo as premissas do Ministério da Saúde, que tem um ministro em quem confiamos (Henrique Mandetta). Enquanto essas premissas continuarem, continuaremos cumprindo”, afirmou.

Morte de indígena em Barra do Garças

Uma índia xavante faleceu, na segunda-feira (23), em Barra do Garças (a aproximadamente 700 km de Cuiabá), e a suspeita é que ela tinha sido vítima do Coronavírus.

De acordo com o secretário, foi feito exame pelo Laboratório Central do estado (Lacen-MT) e o resultado deu negativo. Portanto, não há mortes por COVID-19 em Mato Grosso.

“Aquele caso que veiculou de uma paciente que faleceu na região de Barra do garças, uma indígena, nossa equipe tinha feito a coleta do material dela e da filha dela e não foi um óbito por Coronavirus. Não há essa suspeita”, esclareceu Figueiredo.

Rondonópolis

Dois casos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá) como confirmados para o COVID-19 foram desmentidos pelo secretário. Segundo ele, foram feitos três exames e todos deram negativo. A cidade ainda não tem nenhum casos confirmado, apenas 28 suspeitos, como citado acima.

"Aqueles dois casos em Rondonópolis, testes no Lacen deram negativo. Como há discordância pelo resultado no laboratório não credenciado da cidade, resolvemos encaminhar para uma terceira análise no Rio de Janeiro, mas o Lacen reconhece como dois casos negativos", afirmou.