Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 07 de Maio de 2020, 15h:58

Com aumento de casos, Prefeitura de Chapada interdita praça e aumenta rigor ao comércio

Claryssa Amorim
Única News

(Foto: Dhiego Maia)

A Prefeita de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), Thelma de Oliveira, resolveu interditar a praça principal e reduzir o horário de funcionamento do comércio, após o crescimento de casos confirmados da Covid-19 na cidade.

O decreto nº 034/2020 foi publicado nessa quarta-feira (6), com algumas “medidas mais rígidas” para evitar uma maior contaminação das pessoas, mas sem prejudicar a economia local.

Uma das medidas é a interdição da praça Dom Wunibaldo, com grades ao redor, para evitar passeios. Conforme consta no decreto, as pessoas físicas e jurídicas que descumprirem o decreto serão responsabilizadas.
Os trailers, barracas e congêneres no entorno da praça poderão funcionar somente no sistema delivery ou retirada no local.

Segundo o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, mesmo com a pandemia no Estado e decreto de isolamento social publicado pelo governador Mauro Mendes (DEM), nos finais de semana e feriados o fluxo de pessoas tem aumentado e por isso as medidas se tornaram necessárias.

Várias outras determinações foram impostas ao estabelecimentos comerciais “essenciais” – supermercados, padarias, farmácias, açougues -, como o uso obrigatório de máscara por funcionários e clientes, além de fixar orientações de higienização e fornecer álcool 70% para clientes.

Já outros comércios, como varejistas, atacadista em geral e outros, poderão abrir as portas, mas com alteração no funcionamento, sendo das 10h às 16h de segunda a sábado. Nos finais de semana e feriados, está “vedado” o funcionamento.

No entanto, está autorizado o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e outros, desde que tenham espaçamento entre as mesas de 1,5 com demarcação no chão com 4 pessoas cada.

“Os proprietários dos estabelecimentos privados devem estar ciente de que, havendo alteração na situação atual de contaminação pelo COVID- 19, este Decreto será revogado, com a adoção de medidas mais restritivas, portanto, devem tomar as providências que entenderem necessárias para amenizar a crise econômica que possa surgir”, finalizou o decreto. 

Clique aqui e veja o decreto.

Casos de Covid-19

Segundo o boletim do Governo do Estado, já são três casos de coronavirus confirmados em Chapada dos Guimarães.