Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 28 de Maio de 2020, 09h:39

‘Várias pessoas sabiam e ignoravam’, conta Luciana Póvoas, agredida pelo presidente da OAB-MT

Euziany Teodoro
Única News

Arquivo pessoal

A advogada Luciana Póvoas, esposa do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, foi parar na delegacia na madrugada desta quinta-feira (28), vítima de violência doméstica. O marido a empurrou contra um armário e ela revidou com um tapa nas costas. No entanto, segundo ela, isso foi o que aconteceu “de menos grave”, pois a violência dentro de casa ocorre há muito tempo e o pior: muitos sabiam.

“Não foi a primeira vez. Desta vez, aliás, foi o fato menos grave que aconteceu. Foi só um empurrão e um tapa nas costas, que ainda não causa mal a ninguém, né, do ponto de vista físico, mas o emocional deixa marcas profundas. Eu, honestamente, não tenho força, não tenho força, eu tento me esforçar, mas eu não consigo”, contou Luciana, muito abalada, ao Única News.

Segundo ela, muitas pessoas sabiam, mulheres sabiam, e nunca a ajudaram, pois estavam comprometidas em cargos e indicações do presidente da OAB-MT, o agressor.

OAB/MT

Leonardo Campos OAM

 

“Várias mulheres já sabiam disso, várias. Nenhuma tomou nenhuma atitude, porque todas são cargos indicados na OAB do presidente. E eu fiquei pensando: ‘quanta mediocridade’. As pessoas se vendem por tão pouco. Ao invés de prestar apoio a quem estava pedindo socorro, que é o meu caso”, lamentou.

Muito emocionada, Luciana contou que ainda não tinha denunciado Leonardo Campos na tentativa de preservar a imagem dele, do escritório em sociedade e, principalmente, o filho de 17 anos que têm juntos.

“Eu me sinto um lixo, eu me sinto culpada por ter aturado isso tanto tempo. Tentando preservar a imagem dele, o nosso escritório, a nossa vida profissional. É tudo muito difícil, tudo muito complicado. Estou tentando ser firme. Estou tentando ser forte, mas o mais difícil pra mim, tem sido ver o meu filho devastado, por ter presenciado tudo que aconteceu”.

Luciana, agora, conta que se coloca em segundo plano, pois a prioridade é cuidar de seu filho.

“Vida que segue, agora é cuidar do meu filho, eu fico pra segundo plano e é isso aí”.

Denuncie

A situação de Luciana Póvoas reflete um cenário endêmico no Brasil. Mulheres são agredidas a cada dois minutos no país e pouco se faz a respeito.

A campanha “Em briga de marido e mulher, se mete a colher, sim!”, adotada por órgãos públicos e empresas privadas em todo o Brasil, especialmente nesse período de isolamento social, deixa uma mensagem clara e que o site Única News reforça neste momento: se você sabe do caso de uma mulher que está sendo vítima de violência doméstica, seja física ou psicológica, denuncie!

Não seja cúmplice. Basta ligar para o número 180 e evitar que outras mulheres passem pelo que Luciana Póvoas passou: a indiferença de quem podia ajudar.