Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020, 18h:38

Emanuelzinho consegue mais 20 respiradores para Cuiabá; já são 40 novos aparelhos

Euziany Teodoro
Única News

Assessoria

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), o Emanuelzinho, articulou em Brasília, com o Ministério da Saúde e com o Governo Federal, mais 20 respiradores hospitalares para Cuiabá. Ele já tinha aritculado outros 20 aparelhos, que foram entregues no dia 12 de junho. Agora, já são 40 novos leitos de UTI montados, graças ao trabalho do parlamentar.

Os novos aparelhos já foram entregues à Prefeitura de Cuiabá, nesta segunda-feira (29), e devem começar a funcionar ainda esta semana.

A capital se prepara para enfrentar o pico da pandemia, prevista para o mês de julho. Graças à articulação feita por Emanuelzinho, serão 40 novos leitos no hospital de referência ao tratamento da Covid-19, o antigo Pronto Socorro, que vai saltar dos atuais 55 leitos de UTI exclusivos, para 95. Além disso, há 40 leitos para pacientes da Covid-19 no Hospital São Benedito. Portanto, Cuiabá passará a ter 135 leitos de UTI exclusivos para a doença.

Equipamento chave no atendimento a pacientes graves da Covid-19, os respiradores facilitam as trocas de oxigênio dos pulmões. A escassez do aparelho gerou uma corrida mundial, tanto pelas unidades disponíveis, quanto pelas próximas a serem fabricadas. O Brasil, hoje com 65 mil respiradores, está nessa disputa por mais aparelhos.

Assessoria

Emanuel Pinheiro Emanuelzinho respiradores

 

O prefeito Emanuel Pinheiro, que é pai de Emanuelzinho, recebeu hoje os aparelhos e já deve agilizar a instalação do hospital referência.

A Prefeitura, no entanto, esbarra em outra questão. Neste domingo (28), o prefeito Emanuel Pinheiro publicou um apelo nas redes sociais, pedindo doação ou venda disponível de bombas de infusão, essenciais para o funcionamento dos leitos.

"Quem puder, por favor, nos viabilize 60 bombas de infusão, seja por venda ou por doação, para poder imediatamente entregar mais 20 novos leitos exclusivos para a covid-19”, pediu o prefeito.