Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 16h:04

Centro de Triagem será montado na Arena Pantanal para testagem em massa

Euziany Teodoro
Única News

(Foto: Reprodução)

O Governo do Estado decidiu transformar a área da Arena Pantanal, em Cuiabá, em um centro de triagem para testagem em massa da população, como forma de tratamento precoce da Covid-19. No local, 20 médicos realizarão consultas, triagem e testagem dos pacientes com sintomas leves da doença.

A informação é do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante coletiva online nesta sexta-feira (10). Segundo ele, na segunda-feira (11) o Estado publicará detalhes da iniciativa.

O Estado adquiriu 300 mil testes PCR e recebeu a doação de mais 100 mil da empresa JBS. Esses testes serão distribuídos aos municípios, para ajudar na triagem da atenção básica, e outra parte ficará disponível para o trabalho na Arena Pantanal.

"Lá não vai substituir o serviço de UPA e da atenção básica da saúde, não vai receber pacientes graves. É apenas uma ampliação"

“Estamos criando, na Arena Pantanal, um Centro de Triagem para testagem de todos aqueles que precisarem e também não será apenas testagem. Vinte médicos estarão lá, disponíveis para fazer o atendimento inicial para pacientes com sintomas ou até assintomáticos. Lá não vai substituir o serviço de UPA e da atenção básica da saúde, não vai receber pacientes graves. É apenas uma ampliação”, explicou.

A capacidade de testagem diária do Estado reduziu no Laboratório Central (LACEN) depois que o Governo Federal rompeu contrato com a empresa que fornece os equipamentos. Hoje, a capacidade é de mil testes por dia.

“Hoje nós temos aproximadamente a capacidade de mil testes PCR por dia. Contratamos pessoal e fizemos aquisição de equipamentos, na ordem de R$ 2 milhões, mas ainda não recebemos. Estamos todos os dias tentando acelerar para, o mais rápido possível, chegar à nossa capacidade de 3 mil testes por dia. Esse é o status de hoje, queremos ampliar e estamos tentando vencer todos os obstáculos”, afirmou Figueiredo.