Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 23 de Julho de 2020, 09h:50

Justiça marca audiência que pode cassar mandato de Geller para esta quinta, 23

Claryssa Amorim
Única News

(Foto: Divulgação)

Está marcado para esta quinta-feira (23) o início do julgamento do deputado federal Neri Geller (PP), que pode ser cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e ficar inelegível pelos próximos oito anos. A denúncia de doações ilegais em período de campanha foi interposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que pediu a cassação do parlamentar.

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, o deputado doou em torno de R$ 1,3 milhão para 11 candidatos a deputado estadual nas eleições de 2018, sendo que quatro destes foram eleitos.

A Procuradoria ressalta na ação, que o montante ultrapassa o valor gasto permitido por lei, o que caracteriza para Justiça Eleitoral o “mercantilismo eleitoral”.

O MP cita na ação que os deputados Eliseu Nascimento (DC), Wilson Santos (PSDB), Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, Romoaldo Junior (MDB) e Faissal Calil (PV), receberam cerca de R$ 180 mil doados por Neri Geller.

Para o MP, com as doações, Geller tentou criar uma relação “íntima e perigosa” com os citados, “abusando de seu poder econômico” e que ainda ampliou indevidamente sua base política para garantir a eleição.

“As doações efetuadas pelo requerido não se originaram de mera espontaneidade, ou ainda de laços políticos, ideológicos ou de amizade entre doador e donatário. Ao contrário, tiveram por fim potencializar a campanha do réu às custas de seu poderio econômico: uma via, inclusive, para esquivar-se dos limites de gastos eleitorais fixados pela legislação eleitoral”, citou o MP na denúncia.

Outro lado

O advogado de Neri Geller, Flávio Caldeira Barra, informou que o deputado federal está tranquilo.

“Sobre o julgamento pautado para amanhã, em processo que envolve o deputado federal Neri Geller, o advogado Flavio Caldeira Barra informa que o parlamentar está tranquilo, vez que os fundamentos dessa ação são os mesmos da prestação de contas da campanha matéria essa que, por sinal, foi aprovada”, disse.