Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020, 16h:41

Animais do Mãe Bonifácia passam fome e sede com período de estiagem

Euziany Teodoro
Única News

Michelle Scopel

Animais silvestres que vivem no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, estão sofrendo com o período de estiagem. Com a plantação seca, eles não encontram frutas para comer e a água também escassa.

Defensores da causa animal de Cuiabá têm recebido várias denúncias sobre o que acontece no Parque. A responsabilidade sobre o parque os animais que vivem nele é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. No entanto, a denúncia aponta que os bichinhos não estão sendo cuidados e estão passando fome e sede.

Michelle Scopel, advogada e ativista da causa animal há 15 anos, foi ao Mãe Bonifácia depois de receber inúmeras mensagens denunciando o descaso com os animais silvestres do local.

Michelle Scopel

Animais Mãe Bonifácia

 

No Instagram, publicou fotos e vídeos dos bichinhos, que tentavam, por exemplo, abrir uma torneira do Parque para se refrescar.

“Hoje fui até o Parque Mãe Bonifácia fazer caminhada e averiguar várias denúncias de animais passando fome e sede. Imaginem nesse tempo onde está tudo seco, como esses animais estão se alimentando???”, questiona.

A população é proibida de alimentar os animais do Parque, mas diante da situação, têm levado frutas para os bichinhos.

“Populares têm levado banana, mas tem uma placa dizendo que por lei é proibido perturbar e alimentar os animais. Então onde estão os responsáveis do parque? Cadê a SEMA? Tem macaquinhos super magros, eles estão passando fome e sede, teve um que tentava tomar água na torneira, mas ela estava fechada”, conta Scopel.

Michelle Scopel

Animais Mãe Bonifácia

 População tem levado frutas e água para os bichinhos

Ela convoca a população a cobrar do poder público uma atitude a respeito. “Eles são animais silvestres, sim, mas nesse momento precisam de ajuda. Se o poder público nada está fazendo para ajudar esses animais, eu chamo a população para levar alimentos que eles comem, banana, mamão, levar um potinho com água. Só não tentem pegar neles, apenas matando a sede e a fome já ameniza um pouco o sofrimento deles. E temos que cobrar do Poder Público, dos responsáveis pelo Parque Mãe Bonifácia que resgatem os que estão doentes para dar um tratamento veterinário digno a eles”, escreveu.

Outro lado

Em resposta ao site Única News, a Secretaria de Meio Ambiente informou que os veterinários da pasta irão “analisar o caso” e tomar as medidas, “caso necessário”.

“A equipe de médicos veterinários da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema está analisando o caso para identificar as causas e tomar as medidas, caso necessário”.

 Veja vídeos: