Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020, 17h:23

Conselho repudia e pede exclusão de publicação "machista" de advogado

Elloise Guedes
Única News

(Foto: Reprodução)

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM-MT) emitiu nota de repúdio contra a publicação, nas redes sociais, do advogado Eduardo Mahon. Em sua conta no Facebook, Mahon compartilhou anúncio de um suposto "campeonato de raparigas" que aconteceria no município de Aripuanã (a 976 km de Cuiabá).

O CEDM entendeu que o conteúdo é “absolutamente machista e desrespeitoso”. "O conteúdo absolutamente machista e desrespeitoso para com todas as mulheres, tendo em vista que as coloca como ‘meros objetos para a satisfação masculina’, causa indignação e repulsa", diz trecho da nota.

A publicação, que se trata de um banner do evento, mostra a tabela de preços das mulheres que serão “oferecidas” e os prêmios dos referidos lugares. A "vencedora" seria a que conseguisse praticar mais relações sexuais com os participantes. São estipulados, inclusive, prêmios em dinheiro para as três primeiras colocadas da "competição".

Algumas seguidoras do advogado o questionaram sobre o assunto. "Um absurdo! Sexo agora é esporte? Acabou mesmo todo respeito com a mulher e infelizmente muitas mulheres não conseguem ver o quanto estão sendo esculachadas e rebaixadas a lixo. Um evento como esse é um lixo", diz um dos comentários.

(Foto: Reprodução)

Eduardo Mahon

 

Em outro, uma mulher escreve: "Divulgar este tipo de fakenews só deprecia as mulheres que estão em nossas vidas. Pense nisso Dr."

O Conselho Estadual ressalta, ainda, que exploração sexual como prostituição é crime. "Muito embora a prostituição não seja crime no país, a exploração da prostituição (a casa de “eventos” está organizando as inscrições dos clientes e pagamento das mulheres) é crime chamado de lenocínio. Assim o horroroso material é propaganda de crime".

O CEDM pede que o advogado exclua a publicação e se retrate. “Perante o exposto, o CEDM/MT espera que o advogado Eduardo Mahon retire a publicação da sua rede social. Mais ainda, seria muito importante que ele se retratasse com todas as mulheres por essa divulgação infeliz e inoportuna. Isso é o mínimo que se espera de alguém que possui nível superior e faz parte da Academia Mato-grossense de Letras.”

Eduardo Mahon assumiu a defesa do também advogado Cleverson Contó, acusado de agredir física, psicológica e sexualmente várias ex-companheiras, em Cuiabá.

Veja a nota do CEDM-MT na íntegra:

NOTA DE REPUDIO

É sabido que a linguagem que utilizamos não é neutra. Nossos discursos comunicam sobre as crenças e valores que defendemos, inclusive, nas "entrelinhas".

Diante disso, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso, CEDM/MT, vê com perplexidade e REPUDIA de modo veemente uma postagem divulgada numa das redes sociais do advogado Eduardo Mahon.

No referido post se anuncia um suposto "campeonato de raparigas" no município de Aripuanã/MT. No "evento" a "vencedora" seria a que conseguisse praticar mais relações sexuais com os participantes. São até mesmo, estipulados prêmios em dinheiro para os três primeiros lugares da "competição".

O conteúdo absolutamente machista e desrespeitoso para com todas as mulheres, tendo em vista que as coloca como " meros objetos para a satisfação masculina", causa indignação e repulsa.

Mas além disso há valores de inscrição para homens, ou seja, o sexo será remunerado.

Muito embora a prostituição não seja crime no país, a exploração da prostituição (a casa de “eventos” está organizando as inscrições dos clientes e pagamento das mulheres) é crime chamado de lenocínio.
Assim o horroroso material é propaganda de crime.

Num país como o Brasil em que 66.041 mulheres sofreram estupro em 2018, com certeza, um crime que é corroborado pela "cultura do estupro", infelizmente, ainda tão presente em nossa sociedade, é lamentável observar um cidadão letrado alimentando ideias que fortalecem comportamentos violentos contra as mulheres por meio de postagem em rede social.

Quando poderia utilizar as redes sociais para melhor servir a população de informações úteis e disseminadoras do respeito aos direitos humanos das mulheres.

Num momento em que as estatísticas apontam Mato Grosso como o segundo estado que mais teve crescimento nos casos de mulheres mortas de março a abril deste ano, publicações como essa representam um verdadeiro desserviço.

Ainda que se alegue que "não é algo sério ou
verdadeiro ", a mensagem transmitida é inadmissível por perpetuar concepções carregadas de preconceito e misoginia.

Perante o exposto o CEDM/MT espera que o advogado Eduardo Mahon retire a publicação da sua rede social.

Mais ainda, seria muito importante que ele se retratasse com todas as mulheres por essa divulgação infeliz e inoportuna.

Isso é o mínimo que se espera de alguém que possui nível superior e faz parte da Academia Mato-grossense de Letras.

O CEDM/MT salvou o link e irá oficiar as autoridades para verificar se referido post com esse conteúdo encontra-se em outros sítios ou redes na internet.

CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA MULHER DE MATO GROSSO