Única News - Site de notícias em Mato Grosso

Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020, 13h:49

Vacinas contra Covid-19 autorizadas pela Anvisa serão testadas em voluntários de MT

Única News
Da Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o aumento do número de voluntários nos estudos da vacina Sinovac, em parceria com o Instituto Butantã. Antes, 9.000 pessoas iriam participar dos estudos, agora serão 13.060 voluntários. Além disso, o estudo da vacina chinesa será feito também nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Segundo a Anvisa, atualmente há quatro vacinas em teste no país. Juntas, elas contam com 32 mil voluntários brasileiros e, entre eles, estão mato-grossenses.

A vacina Janssen-Cilag, do grupo Johnson e Johnson, que teve anuência para testes em sete estados brasileiros, também terá a participação de voluntários de mais quatro estados nos testes. Foram incluídos nesta lista os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina e também o Distrito Federal.

Essas quatro vacinas foram autorizadas pela Anvisa para desenvolvimento no país, após avaliação das condições de resposta às necessidades regulatórias, no caso de eventual registro no futuro, e à segurança dos participantes envolvidos.

Vale ressaltar que, quando o desenvolvimento clínico de uma vacina é inteiramente conduzido no exterior, não há a obrigatoriedade da anuência prévia, por parte da Anvisa, aos estudos clínicos. Porém, o registro permanece sendo necessário.

Os pesquisadores estão recorrendo a várias tecnologias, algumas delas nunca usadas anteriormente em vacinas.

Todas as vacinas, porém, expõem o indivíduo a um antígeno (substância que, uma vez introduzida no organismo, é capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico).

Embora esse antígeno não cause a doença, ele provoca uma resposta imune que pode bloquear ou matar o vírus quando o indivíduo é exposto a ele.


Fonte: Única News - Site de notícias em Mato Grosso

Visite o website: www.unicanews.com.br