Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020, 13h:18

Organização divulga balanço sobre apreensão de armas e combate ao tráfico em MT durante pandemia

Abraão Ribeiro
Única News

Reprodução

Segundo relatório divulgado essa semana pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso apresentou ligeira queda no número de armas de fogo apreendidas pela Polícia Militar este ano, no comparativo ao 1º semestre de 2019. Além disso, o tráfico, posse e uso de entorpecentes também diminuiu, de acordo com dados relativos ao 1º semestre de 2020.

Enquanto no 1º semestre de 2019 foram apreendidas 1.122 armas em todo o Estado, agora, em 2020, esse número caiu para 1.088. Uma variação de menos 0,3%. Em todo o Brasil também houve queda, de 53.913 em 2019 para 52.703 em 2020, menos de 2,2% no geral.

O estudo apontou que Mato Grosso foi o Estado, da região Centro-Oeste, que mais apreendeu armas de fogo durante 2019, sendo tiradas de circulação 2.189 armamentos das mãos da criminalidade. Em segundo vem Distrito Federal, depois Goiás e por último Mato Grosso do Sul. O comparativo com 2020 não foi divulgado, tendo em vista que o ano ainda está vigente.

Já em relação ao tráfico, posse e uso de entorpecentes, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontou diminuição das ações. Em Mato Grosso, o tráfico de entorpecentes caiu de 2.161 casos no 1º semestre de 2019 para 1.788 casos em 2020, variação de -17,3%.

No que se refere ao porte e uso de entorpecentes, o levantamento mostra o declínio de 1.446 ocorrências no período de 2019 para 1.057 no primeiro semestre de 2020, baixa de -26,9%.

Para os especialistas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a pandemia do novo coronavírus é o grande fator para essas quedas, reformulando a forma das Polícias trabalharem e a alteração das dinâmicas da marginalidade.

“Restou evidente que a pandemia de Covid-19 havia impactado não apenas o dia a dia dos profissionais de segurança e justiça criminal, que precisaram aprender a fazer mais com menos recursos e diante das imposições do isolamento social; mas tinha alterado dinâmicas do crime e da violência, desde o mais organizado até manifestações de natureza doméstica e intrafamiliar, afetando substancialmente a vida dos cidadãos e cidadãs de todo o país”, concluiu o relatório.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) é uma organização não-governamental, apartidária, e sem fins lucrativos, que se dedica a construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área da segurança pública. A organização é integrada por pesquisadores, cientistas sociais, gestores públicos, policiais federais, civis e militares, operadores da justiça e profissionais de entidades da sociedade civil que juntos contribuem para dar transparência às informações sobre violência e políticas de segurança e encontrar soluções baseadas em evidências.