Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Domingo, 15 de Novembro de 2020, 09h:42

Primeiras horas de eleição: 7 urnas substituídas, falta de energia e crimes eleitorais

Claryssa Amorim
Única News

Reprodução / Internet

Nas primeiras horas de votação nas eleições em Mato Grosso, neste domingo (15), houve três ocorrências criminais, sendo uma em Lucas do Rio Verde, uma em Confresa e outra em Barra do Garças, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).

Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso, Jurandir Florenzo de Castilho Junior, em Lucas do Rio Verde, o crime por foi por desobediência eleitoral: venda de bebida alcóolica durante a Lei Seca. Foram apreendidas caixas de cerveja e R$ 42.

Em Confresa (a 1.011 de Cuiabá) o crime registrado foi de compra de votos, mas nenhum valor foi apreendido com o suspeito.

Em Barra do Garças (a 520 km de Cuiabá) houve crime de boca de urna na porta de um colégio. A suspeita está detida.

Sobre as urnas eletrônicas, houve sete ocorrências de substituição em Mato Grosso, sendo uma na Capital; duas em Sinop; uma em Rondonópolis; uma em Primavera do Leste; uma em Sorriso e uma em Nova Mutum.

A substituição se fez necessária por: problema de bateria, problema no terminal do eleitor, problema de impressora, problema no terminal do mesário, troca de bobina e outros ajustes, como: data, hora e CMOS.

Houve também falta de energia em dois municípios: 50ª Zona Eleitoral, no município de Nova Monte Verde – Distrito de São José do Apuy e na 15ª Zona Eleitoral, no município de Alto Boa Vista. Neste último, a equipe da Concessionária de energia está a caminho. O deslocamento é de 2 horas para resolver o problema.