Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020, 10h:32

Reforma do Dutrinha avança para a reta final; previsão de entrega é para dezembro

Da Redação
Única News

Foto: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo

O estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, localizado no bairro do Porto, em Cuiabá, está praticamente pronto após uma grande reforma, iniciada em 2019. A tendência é de que a inauguração ocorra no mês de dezembro.

Neste final de semana foram feitas imagens que mostram o gramado já pronto para uso. As arquibancadas também já estão prontas e ganharam a cor verde, em referência às cores de Cuiabá.

Dividida em três etapas, a reforma do Dutrinha, orçada em R$ 1,5 milhão, vai dar novas estruturas de contenção para as arquibancadas, corredor de acesso do campo ao vestiário e as áreas de entrada das torcidas.

O estádio não recebe uma partida de futebol desde 2015, quando foi interditado por não atender itens de segurança para jogadores, torcida, imprensa e demais profissionais envolvidos em uma partida de futebol.

A reforma, segundo a Prefeitura de Cuiabá, além de atender os itens básicos de segurança, se estenderam ao gramado e as torres de iluminação. Operários trabalham no acabamento dos vestiários, finalizam drenagem do campo e banco de reservas.

A obra é executada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras Públicas e todo o investimento na reforma do Dutrinha é realizado exclusivamente pelo Município via Fonte 100.

Com a reforma dos vestiários, a obra entra em sua terceira etapa de execução. O espaço privado aos jogadores vai receber grama sintética, terá espaço para concentração e aquecimento e banheiros com chuveiros. Nesta fase, o muro também foi reconstruído. O orçamento total desse estágio é de R$ 500 mil.

A reforma do estádio foi dividida em três etapas: a primeira compreendeu a readequação de todo o espaço atendendo a medidas de segurança e acessibilidade; a segunda abarca a mudança de posicionamento dos postes de iluminação e a troca do gramado; a terceira etapa é a construção do novo muro e modernização dos vestiários.

“É uma reforma como o prefeito pediu, completa. Não é a ideal, porque é um estádio muito antigo e não havia como mexer na estrutura como um todo. Mas nós estamos trabalhando para melhorar as condições de acesso, de segurança e conforto e com certeza o Dutrinha vai voltar a ser palco de jogos, não só do campeonato estadual, mas também do campeonato brasileiro da série C, D e eventualmente até jogos maiores, em razão da qualidade que vamos ofertar para a sociedade”, comentou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.