Única News - Notícias e Fatos com Credibilidade

Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020, 19h:22

Pesquisa Ibope mostra Emanuel Pinheiro e Abilio Jr lutando voto a voto

Euziany Teodoro
Única News

Reprodução

A primeira Pesquisa Ibope para o segunto turno das eleições em Cuiabá, divulgada pela TV Centro América nesta segunda-feira (23), aponta diferença mínima entre os dois candidatos: o atual prefeito e candidato à reeleição, Emanuel Pinheiro (MDB), e vereador Abilio Jr (Podemos).

Os dois, que tiveram diferença de apenas três pontos percentuais no primeiro turno, lutam agora por cada voto e a pesquisa mostra um eleitorado dividido, sem cenário confortável para nenhum dos dois. Veja os números:

Abílio (Podemos): 48%
Emanuel Pinheiro (MDB): 40%
Branco/nulo: 7%
Não sabe/não respondeu: 6%

A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Neste cenário, existe a possibilidade, inclusive, de empate técnico entre os dois.

Votos válidos

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Abilio: 54%
Emanuel Pinheiro: 46%

Foram ouvidos 602 eleitores de Cuiabá, entre os dias 21 e 23 de novembro de 2020. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT 07435/2020.